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Tipo: Dissertação
Título: Análise Comparativa da matriz curricular dos cursos de Graduação em Agronegócio nas Instituições Superiores da Região Centro-Oeste
Autor(es): Capaz, Mario Luis
Primeiro orientador: Reinert, José Nilson
Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar as determinantes estruturais no currículo dos cursos superiores de graduação voltados para o agronegócio na região Centro-Oeste. Visa, também, como objetivos específicos, identificar a multidisciplinaridade, o foco disciplinar, a formação humanista e a liberdade acadêmica nos referidos cursos. Busca, ainda, comparar instituições de ensino público e particular, cursos tecnológicos e de bacharelado, presenciais e a distância e entre os estados onde se localizam. A pesquisa é, basicamente, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e comparativa. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental – eletrônica – no portal do MEC e nos sítios de cada universidade ou faculdade. As bases de comparação foram as determinantes estruturais, ou seja, as invariantes no currículo de cada instituição de ensino, através de suas respectivas disciplinas, matérias e cargas horárias, além de outras variáveis que se fizeram necessárias ao longo do trabalho. Os resultados permitem concluir que os cursos de Graduação em Agronegócio nas universidades pesquisadas na região Centro-Oeste do Brasil apresentam maior percentual de horas-aula na disciplina de administração, em seguida economia, direito e gestão ambiental. Observou-se que são cursos pouco multidisciplinares. As disciplinas de formação humanista apresentam-se com um percentual inferior em relação às demais e a liberdade acadêmica é praticamente inexistente. Na comparação entre universidades, como escrito nas a linhas anteriores, todas apresentaram semelhança umas com as outras em termos estruturais, variando pouco em matérias e mais no percentual de horas-aula.
This study aimed to identify structural determinants in the curriculum of undergraduate higher education courses focused on agribusiness in the Center-West region of Brazil. The study is also aimed on specific objectives such as identifying the multi-disciplinary aspect, the disciplinary focus, the humanistic education and academic freedom in these courses. It also aims to compare educational institutions public and private, technologist and bachelor's degree, presence and on-line distance learning, not forgetting the distance in between the states in which the courses are offered. The research is primarily exploratory, descriptive, bibliographic, documentary and comparative. Data were collected through desk-electronics-research from MEC’s electronic portal and from the sites of each university or college. The basis of comparison was the structural determinants, i.e. the invariants in the curriculum of every educational institution, through their respective disciplines, subjects and workloads, and other variables that were necessary throughout the work. The survey results allowed us to conclude that the undergraduate courses in Agribusiness offered at all the universities surveyed in the Center-West region of Brazil, have a higher percentage of class hours in the discipline of Administration, followed by Economics, Law and Environmental management in that order. It was observed that the fore-mentioned courses are a bit multi-disciplinary. The humanistic courses are presented with a lower percentage rating in relation to others and academic freedom is practically nonexistent. In the comparison between universities, as earlier-mentioned, all had a similarity among them in infrastructural terms with little variance among themselves in the courses offered and higher in the percentage of class hours.
Palavras-chave: Ensino Superior
Education, Higher
Agroindústria - educação
Agricultural Industries - education
Currículos
Education - curricula
Sistemas de Ensino
Instructional Systems
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1629
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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