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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624
Tipo: | Dissertação |
Título: | Determinantes da eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil |
Autor(es): | Landivar, Carlos Gracindo Pereira |
Primeiro orientador: | Sproesser, Renato Luiz |
Abstract: | Este trabalho foi organizado com o objetivo principal de analisar os determinantes da
eficiência técnica dos terminais intermodais do Brasil. Em se tratando dos objetivos
específicos, pretendeu-se: i) identificar quais são os determinantes da eficiência técnica dos
terminais intermodais; e ii) estimar os efeitos marginais das variáveis sobre o desempenho.
Para tanto, a partir dos níveis de eficiência técnica estimados pelo método de Análise
Envoltória de Dados (DEA) e através de um modelo de regressão Tobit, formulou-se e
testaram-se cinco variáveis possivelmente relacionadas ao nível de eficiência dos terminais.
Os resultados apontam que a variável de localização favorável (quantidade produzida de soja,
milho e trigo no entorno do terminal) aumentam 0,000571% o nível de desempenho dos
mesmos; terminais operados sob administração privada aumentam em 22% o desempenho
dentre os terminais da amostra; e o fato de serem terminais portuários representa um aumento
no índice de 69% na eficiência dos terminais. Portanto, conclui-se que os terminais
intermodais estarem estrategicamente instalados; operar sob uma estrutura de propriedade
privada; e configurar-se em terminais portuários dentro da cadeia de escoamento de grãos,
lhes confere uma relação significativamente positiva com o desempenho. This work was organized with the main objective to analyze the determinants of technical efficiency of intermodal terminals in Brazil. The specific levels, we sought to: i) identify what are the determinants of technical efficiency of intermodal terminals, and ii) estimate the marginal effects of variables on performance. To do so, since the levels of technical efficiency estimated by Data Envelopment Analysis (DEA) and through Tobit regression model, was formulated and tested five variables possibly related to the efficiency level of the terminals. The results indicate that the favorable location variable (quantity produced soy, corn and wheat around the terminal) 0.000571% increase the level of their performance; private terminal operated under management increased by 22% among the performance terminals sample, and the fact of being port terminals in the index represents an increase of 69% efficiency of the terminals. Therefore it is concluded that intermodal terminals are strategically installed, operated under a private ownership structure, and set up at port terminals in the chain of transport of grain, gives them a significantly positive relationship with performance. |
Palavras-chave: | Armazenamento e Transporte de Cargas Storage and Moving Trade Transporte de Mercadorias Shipment of Goods Grãos - transporte Grain - transportation Eficiência Industrial Efficiency, Industrial |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1624 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carlos Gracindo Pereira Landivar.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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