Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1568
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O desafio da interculturalidade na formação de professores indígenas
Autor(es): Urquiza, Antonio Hilario Aguilera
Nascimento, Adir Casaro
Abstract: A educação escolar entre os povos indígenas, no Brasil, representou, historicamente, um recurso fundamental à construção de identidades colonizadas. Nas últimas décadas do séc. XX, esta realidade vem mudando, a partir da Constituição Federal de 1988, que garante uma educação específica, diferenciada, bilíngue e comunitária. Os indígenas passam a ressignificar esta escola como espaço de fronteira, lócus de negociação entre culturas distintas. Em Mato Grosso do Sul, as primeiras experiências acontecem na década de 1990 com a criação do Curso Ára Verá, formação de professores Guarani e kaiowá. As outras etnias se juntaram para viabilizar o curso “Povos do Pantanal” (nível médio), em 2007. Este processo de formação tem como eixos temáticos: território/territorialidade, sustentabilidade, diálogo intercultural, bilinguismo.
The school education with Native Brazilian People, have been represented an expedient to the construction of colonized identities. Although, the last decades of he 20th century, this reality has been changed, since 1988, with Federal Constitution of Brazil, which guarantees a specific education, differentiated, bilingual and community. The natives have come to re-signification this school as a borderline, a locus of negotiation between different cultures. In Mato Grosso do Sul, first experiences happened in the 1990’s with the creation of the “Ará Verá”, a Teachers Education course to Guarani and Kaiowá. Than, other ethnic groups came to make together the intermediate course "Povos do Pantanal" (Pantanal People), in 2007. The topics of this formation are: Territory /territoriality, sustainability, intercultural dialogue and bilingualism.
Palavras-chave: Índios Sul-Americanos
Indians, South American
Formação de Professores
Teachers, Training of
Pluralismo Cultural
Cultural Pluralism
Editor: Espaço Ameríndio
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1568
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:CCHS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Hilario Aguilera Urquiza.pdf97,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.