Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1568
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O desafio da interculturalidade na formação de professores indígenas |
Autor(es): | Urquiza, Antonio Hilario Aguilera Nascimento, Adir Casaro |
Abstract: | A educação escolar entre os povos indígenas, no Brasil, representou,
historicamente, um recurso fundamental à construção de identidades colonizadas. Nas últimas
décadas do séc. XX, esta realidade vem mudando, a partir da Constituição Federal de 1988,
que garante uma educação específica, diferenciada, bilíngue e comunitária. Os indígenas
passam a ressignificar esta escola como espaço de fronteira, lócus de negociação entre
culturas distintas. Em Mato Grosso do Sul, as primeiras experiências acontecem na década de
1990 com a criação do Curso Ára Verá, formação de professores Guarani e kaiowá. As outras
etnias se juntaram para viabilizar o curso “Povos do Pantanal” (nível médio), em 2007. Este
processo de formação tem como eixos temáticos: território/territorialidade, sustentabilidade,
diálogo intercultural, bilinguismo. The school education with Native Brazilian People, have been represented an expedient to the construction of colonized identities. Although, the last decades of he 20th century, this reality has been changed, since 1988, with Federal Constitution of Brazil, which guarantees a specific education, differentiated, bilingual and community. The natives have come to re-signification this school as a borderline, a locus of negotiation between different cultures. In Mato Grosso do Sul, first experiences happened in the 1990’s with the creation of the “Ará Verá”, a Teachers Education course to Guarani and Kaiowá. Than, other ethnic groups came to make together the intermediate course "Povos do Pantanal" (Pantanal People), in 2007. The topics of this formation are: Territory /territoriality, sustainability, intercultural dialogue and bilingualism. |
Palavras-chave: | Índios Sul-Americanos Indians, South American Formação de Professores Teachers, Training of Pluralismo Cultural Cultural Pluralism |
Editor: | Espaço Ameríndio |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1568 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antonio Hilario Aguilera Urquiza.pdf | 97,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.