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dc.creatorUrquiza, Antonio Hilario Aguilera-
dc.creatorNascimento, Adir Casaro-
dc.date.accessioned2012-07-26T17:40:15Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:01Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1568-
dc.description.abstractA educação escolar entre os povos indígenas, no Brasil, representou, historicamente, um recurso fundamental à construção de identidades colonizadas. Nas últimas décadas do séc. XX, esta realidade vem mudando, a partir da Constituição Federal de 1988, que garante uma educação específica, diferenciada, bilíngue e comunitária. Os indígenas passam a ressignificar esta escola como espaço de fronteira, lócus de negociação entre culturas distintas. Em Mato Grosso do Sul, as primeiras experiências acontecem na década de 1990 com a criação do Curso Ára Verá, formação de professores Guarani e kaiowá. As outras etnias se juntaram para viabilizar o curso “Povos do Pantanal” (nível médio), em 2007. Este processo de formação tem como eixos temáticos: território/territorialidade, sustentabilidade, diálogo intercultural, bilinguismo.pt_BR
dc.description.abstractThe school education with Native Brazilian People, have been represented an expedient to the construction of colonized identities. Although, the last decades of he 20th century, this reality has been changed, since 1988, with Federal Constitution of Brazil, which guarantees a specific education, differentiated, bilingual and community. The natives have come to re-signification this school as a borderline, a locus of negotiation between different cultures. In Mato Grosso do Sul, first experiences happened in the 1990’s with the creation of the “Ará Verá”, a Teachers Education course to Guarani and Kaiowá. Than, other ethnic groups came to make together the intermediate course "Povos do Pantanal" (Pantanal People), in 2007. The topics of this formation are: Territory /territoriality, sustainability, intercultural dialogue and bilingualism.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEspaço Ameríndiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÍndios Sul-Americanospt_BR
dc.subjectIndians, South Americanpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPluralismo Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Pluralismpt_BR
dc.titleO desafio da interculturalidade na formação de professores indígenaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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