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dc.contributor.advisorGobara, Shirley Takeco-
dc.contributor.authorNascimento, Claudia Santos do-
dc.date.accessioned2012-06-25T13:43:22Z-
dc.date.available2012-06-25T13:43:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1541-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de um projeto de mestrado que teve como objetivo propor e testar uma metodologia de ensino contextualizada para o ensino de ondas sonoras. Trata-se de uma atividade de manipulação de alguns objetos e de observação do próprio corpo no momento em que estão produzindo som. Os alunos foram solicitados a explicar o processo de emissão do som em cada situação proposta. A atividade possibilita a utilização e aplicação dos conceitos físicos sobre ondas e acústica na compreensão do processo de produção do som da voz pelo sistema fonatório. Em nossa pesquisa, analisamos os resultados obtidos fazendo uso de uma metodologia qualitativa. Investigamos nas respostas dadas pelos alunos durante a atividade a ocorrência de modelos explicativos, modelos mentais no sentido de Johnson-Laird, que descrevam a produção do som pelo corpo humano e a evolução destes modelos, em decorrência da realização da atividade. Essa atividade foi elaborada para auxiliar o aluno a construir um modelo explicativo coerente com o modelo consensual (conceitual) para produção do som e da voz. A análise das respostas dos alunos sugere que houve uma evolução no modelo explicativo externado pelos alunos e que a atividade elaborada e contextualizada no corpo humano contribuiu para que a maioria dos alunos investigados reelaborasse um modelo explicativo coerente com o modelo consensual para produção da voz.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to propose and test a methodology for teaching sound waves theory. The methodology is based on objects manipulation and observation of the own body in the moment sound has been produced. Students were asked to explain sound emission process in each given situation. The activity uses the voice production process in order to explore and apply physical concepts of waves and sounds. Hence it can help students better understand physical theory. In this study, the method used to analyze the data was qualitative. We investigated the occurrence of mental models in student’s answers, according to Johnson-Laird, describing sound production by the human body and the evolution of these models. The activities were elaborated in order to help students building an explanatory model consistent with the consensus (conceptual) model for the voice and sound production. The analyses of student’s answers suggest an evolution in the explanatory model declared by them. Furthermore, using the human body in activities contributed to most of the students reelaborate a voice production explanatory model coherent with the voice production consensus model.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOndas Sonoraspt_BR
dc.subjectOndas (Física)pt_BR
dc.subjectAprendizagem por Atividadespt_BR
dc.titleA contextualização do ensino de ondas sonoras por meio do corpo humanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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