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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Watanabe, Marcio | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-01T14:11:42Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1468 | - |
dc.description.abstract | A Educação Patrimonial (EP) procura resgatar valores dos grupos sociais em torno dos bens patrimoniais por meio da valorização e incentivo às novas propostas e alternativas de resguardo e ativação da memória, sejam naturais e/ou culturais. Nesse sentido, é recomendado aplicar a EP em comunidades próximas aos sítios arqueológicos. Mato Grosso do Sul reúne alguns sítios arqueológicos que apresentam expressivos painéis de arte rupestre que, entretanto, ainda não receberam a devida atenção dos poderes públicos, assim como ainda não mereceram o reconhecimento da sociedade. Portanto, perante os estudos já realizados, este trabalho teve por objetivos: (1) utilizar a arte rupestre e os contextos biológicos e geológicos do abrigo “Casa de Pedra” como subsídios para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental e Educação Patrimonial na Escola Municipal Nosso Sonho, município de Paraíso das Águas, MS; e (2) possibilitar a compreensão de conhecimentos de zoologia, ecologia, geologia, arqueologia, ambiente, patrimônio e integrar as diferentes áreas de estudos por meio de atividades interdisciplinares. Para tanto, as atividades pedagógicas tiveram como base os pressupostos teórico-metodológicos vinculados à EP e à EA, tendo como principal referencial o método Paulo Freire. Os resultados deste trabalho revelaram um visível estímulo ao engajamento dos estudantes para a importância da conservação do patrimônio (cultural e ambiental) local, por meio do resgate da autoestima e da identidade cultural. Ao final deste processo, os alunos se tornaram multiplicadores do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Patrimonial Education (PE) looks for review values from the social groups around the patrimonial well in to the valuation and supporting to the new offering and alternatives to keep the and active the memory, be they natural and / or cultural. Then, the PE must to be apply on the near communities till archaeologies sites. The Mato Grosso do Sul join some of the archaeologies sites the shows expressive “outdoors” of rupester art that, by the way, yet doesn’t received the real attention from the public power, as didn’t reserve the real merits of the society. For this reason, around the already realized studies, this work had by objective: (1) Use the rupester art and the shelter “Casa de Pedra” (Rock House) as subsidies for the development et environmental education projects Ambient Education and Patrimony Education on the Municipal School Nosso Sonho, municipals of Paraíso das Águas (MS), and (2) possibility the comprehension of the zoology, knowledge, ecology, geology, archeology, environmental, patrimonies and to integrate the different areas of studies into the interdisciplines activities. Nevertheless, the pedagogics activities had as base the pressuposts theoric-methodologics vinculate to PE and AE, had as referential the Paulo Freire methodology and the results of this job revelate a visible estimule to the students hook up, for the importance of conservation of the local patrimonies (Cultural and environmental) by the rescue of self confidence, and the cultural identity. In the end of this process, the student became multiplies of the knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mapas Conceituais | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Radiação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação de hipermídia sobre o tema radioatividade visando à aprendizagem significativa crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Recena, Maria Celina Piazza | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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