Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1453
Tipo: Dissertação
Título: O poema infantil na Escola: estudo bibliográfico
Autor(es): Assis, Vivianny Bessão de
Primeiro orientador: Sales, José Batista de
Abstract: A presente dissertação pretendeu organizar um “estado da questão” a respeito do ensino/leitura de poema na escola, apresentando a diversidade e as características evidenciadas por vinte e três (23) pesquisas entre monografias de especialização, dissertações e teses. A intenção foi iniciar uma “atualização de arquivo” desta produção teórica por meio do levantamento de autores e títulos, organizando-as criticamente conforme as suas proposições e objetivos. Para apreender as múltiplas perspectivas e enfoques sob os quais se vem construindo, no Brasil, o conhecimento sobre poesia infantil e ensino, estabeleceram-se como categorias de análise no primeiro capítulo a identificação e espacialização dos títulos, sua instituição de origem, a classificação por regiões de maior ou menor produção, bem como uma categoria cronológica de produção das mesmas. No segundo capítulo, propõe-se o levantamento dos temas tratados e a sua relação com o quadro teórico em que se inserem as idéias ou propostas dos pesquisadores. O terceiro capítulo discute as concepções sobre o texto poético – Ideário Literário - e a função educativa – Ideário Pedagógico. Parte dos resultados compreendem a falta de convergência entre função e estrutura na composição das pesquisas. Em alguns títulos verifica-se a explanação de conteúdos elaborados para convencer o professor a respeito dos benefícios de trabalhar com o poema em sala de aula, sem contudo, oferecer orientações para análise da estrutura do texto. Em outros, ao contrário, preocupam-se em expor todos os elementos estruturais pertinentes ao gênero poético, mas não demonstram a aplicação da teoria à abordagem do texto poético com os alunos, configurando-se um desequilíbrio nas abordagens do texto. O presente levantamento pode contribuir com uma possível indicação de pesquisas que tem se confirmado satisfatórias e/ou que apresentam problemáticas esgotadas do ponto de vista teórico e improdutivas do ponto de vista prático.
This dissertation aimed to organize a “state of the question” in regard to the teaching/reading of poems at school, presenting the diversity and characteristics evinced by twenty three (23) researches among monographs in specialization courses, dissertations and thesis. The intention was to begin an “archive update” of this theoretical production with a surveying of authors and titles, organizing them critically according to the propositions and objectives. In order to apprehend the multiple perspectives and views under which the understanding of childhood poetry and teaching is being built, in Brazil, some categories of analysis were established at the first chapter: the identification and spacialization of titles, its origin institution, the classification by regions which have the highest or smallest production, as well as a chronological production category. In the second chapter, a survey of the considered themes and their relation with the theoretical framework, in which the ideas or proposals of researches are inserted, was made. The third chapter discusses the conceptions of poetic text – Literary Ideas – and the educational function – Pedagogic Ideas. Part of the results comprehends the lack of convergence between the function and structure in the composition of the researches. In some of the titles, there is the explanation of subjects which were developed to convince the teacher of the benefits from working poems in the classroom, without offering orientation to the analysis of the text structure, though. Nevertheless, in some other titles, all the structural elements pertaining to poetry are shown, but they do not evince the utilization of the theory in the poetic texts with students, what may be seen as an incoherence. This work may contribute to a possible indication of researches which are considered satisfactory and/or which have no more problems according to a theoretical point of view and are unproductive in a practical point of view.
Palavras-chave: Poesia
Literatura Infantojuvenil
Poesia - ensino
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1453
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivianny Bessão de Assis.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.