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Tipo: Dissertação
Título: Discurso de professores temporários de língua inglesa sobre a nova proposta curricular do estado de São Paulo : identidade e acontecimento
Título(s) alternativo(s): Discourse of temporary English Language teachers about the new curricular proposal of São Paulo state: identity and event
Autor(es): Dias, Silvelena Cosmo
Abstract: O objetivo deste trabalho é interpretar os dizeres dos professores temporários de língua inglesa do ensino Fundamental sobre o processo de implementação da nova Proposta Curricular LEM – Inglês pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para tanto, urge resgatar os fios que tecem os discursos do sujeito/professor e investigar as representações que circulam no seu imaginário no momento em que passaram por uma avaliação do governo, estabelecendo possíveis relações com o processo de constituição identitária. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa situa-se sob o crivo da Análise do Discurso de corrente francesa amparada na teoria da representação de Pêcheux (1988, 1990, 2002), no conceito de Identidade de Coracini (2003a, 2007) e para as questões de saber e poder, recorremos aos pressupostos do filósofo Foucault (1999). Abordamos então a identidade, considerando que ela está sempre em processo de transformação, ao mesmo tempo em que é construída, pode também ser reconstruída, portanto, torna-se difícil identificá-la. Dessa maneira, o termo identidade é visto no sentido de processo identificatório (CORACINI, 2003a). Para a constituição do córpus, foram aplicados questionário e entrevistas com três professores temporários em duas escolas da rede pública consideradas, respectivamente, de pequeno e médio portes, situadas no interior do estado de São Paulo, pertencentes à mesma Diretoria Regional de Ensino, no final do ano letivo de 2009. Partimos do pressuposto teórico de que esse sujeito/professor tem sua identidade em processo constante de constituição influenciada pelo momento histórico-educacional vivenciado por ele. Assim, para a análise, trouxemos para o centro das discussões as perguntas que nortearam a trajetória analítica deste trabalho: quais representações esses professores fazem de si e da língua inglesa? Das Políticas Governamentais e da nova Proposta Curricular e ainda, quais fazem da prova de classificação de professores temporários da rede do Estado de São Paulo? Esta pesquisa está organizada em três capítulos. O primeiro apresenta alguns conceitos básicos da Análise do Discurso, utilizados na análise. Faz-se presente, no segundo capítulo, além dos procedimentos metodológicos, as condições de produção em que os dizeres dos professores foram proferidos. O terceiro capítulo apresenta a análise, a discussão e interpretação dos diferentes discursos dos professores, seguido das considerações finais. Logo, no desvelar dos seus dizeres, observamos que o sujeito/professor de LI se constitui em múltiplas vozes híbridas, sua identidade é complexa. Seus dizeres são reveladores da constituição identitária do professor de Língua Inglesa em um estado contínuo de movência, marcando a heterogeneidade constitutiva do sujeito na (pós-)modernidade.
This study aims at analyzing the utterances of temporary English Language teachers of Basic Education about the implementation process of new Curricular Proposal for Modern Foreign Language – English by the Department of Education of São Paulo State. In order to do so, it‟s necessary to track down the threads which weave the teacher/subject‟s discourse and investigate the representations that circulate in their imaginaries in the moment they are evaluated by the government, establishing possible relations with the identity construction process. The current research is based on the interface of the French Theory of Discourse Analysis sustained by Pêcheux‟s (1988, 1990, 2002) representation theory, by the concept of identity according to Coracini (2003a, 2007) and to the issues of knowledge and power, we Draw on the philosopher Foucault‟s (1999) presuppositions. The concept of identity is considered to be an ongoing process, the same time that it is constructed, it can be reconstructed, and therefore it is difficult to identify it. In this way, the term identity is seen in the sense of process of identification (CORACINI, 2003a). We gathered our corpus by the answers of a questioner and a recorded interview with three temporary English Language teachers of two public schools located in the inland of São Paulo State, in the end of 2009 year. We presumed that the teacher/subject has their identity based on an ongoing constitution process influenced by the historical-educational moment that it is lived by them. Thus, to the analysis, we discussed the inquiries: what representations do the teachers have about themselves and about the English Language, about the Governmental Politics, about the new Curricular Proposal? And what representations do the teachers have about classified test of temporary teachers of public school of São Paulo State? This research is organized in three chapters. The first one presents some basic concepts of Discourse Analysis that we used in the analysis. The second chapter presents the methodological procedures, conditions of production in which the teachers‟ utterances were produced. The third one shows the analysis, the discussion and the interpretation about the teachers‟ different discourses, followed by the final considerations. Soon, the utterances were revealed and we observed that the English Language teacher/subject constitutes themselves by hybrid multiple voices, their identity is complex. Their utterances reveal the English Language teachers‟ identity constitution in a continuous state of movement, signing the constitutive heterogeneity of the subject in the (post-) modernity.
Palavras-chave: Análise do Discurso
Currículos e Programas
Currículo de Ensino Fundamental
Língua Inglesa - ensino
Professores
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1438
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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