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Tipo: Dissertação
Título: A analise linguistica nos PCN e no livro didatico: o caso da concordancia nominal
Título(s) alternativo(s): The linguistic analyses of the PCN and the textbook: the case of the nominal concordance
Autor(es): Favaro, Selma Marques da Silva
Primeiro orientador: Souza, Claudete Cameschi de
Resumo: Compreender o que é trabalhar as propostas dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN - (1998) em sala de aula pode não ser uma tarefa fácil. Apesar de o significado prático desses referenciais não representar ainda uma idéia muito clara a muitos educadores, observa-se a busca pela incorporação da teoria no ensino por meio de elementos que atuam intensamente nesse ensino, como é o caso do livro didático. Dessa forma, ele se revela como um importante meio para que várias questões sejam discutidas, como, por exemplo, qual tratamento didático os PCN sugerem para determinados conteúdos, qual e como trabalhar a concepção de linguagem que apresentam, como estudar as questões relativas à lingua para que o aluno amplie seu dominio linguistico, sem discriminar a linguagem que traz de casa. Logo, o objetivo desta dissertação é analisar o tratamento dado à concordancia nominal em tres livros didáticos publicados antes e após a "criação" dos PCN para verificar se houve mudanças, ou seja, se a proposta dos referenciais de analisar a linguagem em uso e realizar um trabalho reflexivo sobre a lingua está contribuindo para uma remodelagem dos livros. Trata-se, pois de uma análise qualitativa do tratamento dado ao tópico "Concordancia Nominal", nos livros didáticos: Portugues- palavras e idéias, de Nicola e Infante (1995), Ler, entender, criar: lingua portuguesa, de Vieira e Figueiredo (2002) e Portugues: linguagens, de Cereja e Magalhães (2002). Para alcançar o objetivo proposto foram fundamentais os trabalhos de autores implicados com o ensino de lingua portuguesa: Soares (1979), Geraldi (1984), Perini (1987), Possenti (1996), Travaglia (2000), Neves (2002) e PCN, BRASIL,1998, 2000). Os resultados apontaram que o peso do "ensino tradicional" da gramática que se consolidou nas escolas se mostra ainda forte nos livros didáticos analisados.
Abstract: It can not be an easy task to comprehend what is to work with the PCN (1998) proposals. The practical meaning of the PCN (1998) doesn't represent yet a very clear idea to many educators, even though; it can be observed the search for the theory incorporation through elements that act intensely in the teaching, as in the didatic book case. So, it appears to be an important way for many questions to be discussed, for example, which didactic treatment the PCN suggests for certain contents, how and which language conception that it shows to work, how to study the questions related to language so the students can broaden their linguistic thorough knowledge, without discriminating his first language. Therefore, this dissertation objective is to analyze the treatment given to the nominal agreement in three didatic book published before and after the "creation" of the PCN to demonstrate if there were changes, that is, if the proposal of the references to analyze the language in usage and to realize a reflective study about the language is contributing to modify considerably the books. It is a quantitative analyzes of the treatment given to the topic "Nominal Agreement", in the didatic book: Portugues- palavras e idéias, de Nicola e Infante (1995), Ler, entender, criar: lingua portuguesa, de Vieira e Figueiredo (2002) e Portugues: linguagens, de Cereja e Magalhães, 2002. There were essential the works of the authors involved with the teaching of the Portuguese Language to reach the goals proposed: Soares (1979), Geraldi (1984), Perini (1987), Possenti (1996), Travaglia (2000), Neves (2002) e PCN (BRASIL, 1998, 2000). The results showed the importance of the "traditional teaching" of grammar that were established in schools and that already seems very strong in the didatic book analyzed.
Palavras-chave: Concordância Nominal
Ensino de Língua Portuguesa
Livro Didático
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Ensino Tradicional
Linguagem
Reflexão Linguística
Didática
Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1437
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:CPTL - Letras - Teses e Dissertações
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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