Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14243
Tipo: Dissertação
Título: Educação Ambiental por meio da Pedagogia de Projetos: contribuições para a concepção ambiental de estudantes do 7° ano.
Autor(es): JÉSSICA EUGENIA ADAMI DAL MAGRO
Primeiro orientador: Alexandra Penedo de Pinho
Resumo: A Educação Ambiental no contexto escolar tem um papel crucial no sentido de introduzir um pensamento crítico, permitindo que os estudantes abordem e tomem posição sobre questões que afetam a interação com o meio ambiente, ações que poderão impactar o futuro. Para tanto, o presente projeto de pesquisa analisou a influência que a Educação Ambiental, aplicada com base na Pedagogia de projetos, exerce sobre a concepção ambiental de estudantes de 2 turmas do 7º ano da Escola Estadual Professora Élia França Cardoso, da cidade de Campo Grande–MS. A metodologia consistiu em: a) aplicação de um questionário diagnóstico sobre a percepção ambiental destes estudantes; b) apresentação de uma classificação de imagens que buscou compreender a visão desses estudantes sobre meio ambiente; c) a participação na elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo a comunidade, com base na Pedagogia de projetos defendida por John Dewey, utilizando como método o Arco de Maguerez, o qual envolveu atividade de campo com a visita a um córrego próximo à escola; d) elaboração de um relato de experiência e aplicação de um questionário final. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa e os dados foram analisados com base na ATD. Após as ações desenvolvidas, constatou-se o envolvimento e o interesse dos estudantes pelos temas tratados, assim como muitos desafios ligados à leitura e escrita. A pesquisa demonstrou que, em diversos aspectos, houve mudança na concepção ambiental dos estudantes, que passaram a demonstrar uma compreensão mais ampla sobre temas relacionados ao meio ambiente. Observou-se maior senso crítico, sensibilidade diante dos problemas ambientais locais e interesse pelo envolvimento comunitário. No entanto, os resultados também apontam que esse processo precisa ser contínuo, integrado a outras áreas do conhecimento e articulado a diferentes temas trabalhados ao longo do percurso escolar, para que os avanços não se percam e possam contribuir, de forma mais sólida, para a formação de cidadãos sensibilizados e participativos.
Abstract: não consta.
Palavras-chave: Educação básica
Meio ambiente
Ensino de Ciências
Aula de campo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14243
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.