Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14151
Tipo: Tese
Título: SALIÊNCIA DOS STAKEHOLDERS: UMA ANÁLISE DA CONGRUÊNCIA ENTRE A VISÃO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE E A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS EXTERNOS EM DIFERENTES FASES DO CICLO INDUSTRIAL
Autor(es): Higya Alessandra Merlin
Primeiro orientador: Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
Resumo: Em um ambiente institucional dinâmico, a consideração da saliência dos stakeholders é fundamental para que os gestores não administrem recursos de forma equivocada, com possíveis impactos econômicos, sociais e ambientais. Isso é especialmente relevante em setores considerados sensíveis, com elevada cobrança por ações responsáveis, como é o caso da indústria de papel e celulose, que possui alta relevância econômica nacional e no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Nesse contexto, para além dos diversos estudos que consideram somente a visão da indústria, com base na divulgação das práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), é profícuo investigar a percepção que os stakeholders externos possuem acerca da sua saliência. Considerando que as organizações estão em um processo evolutivo, e que o estado de MS apresenta um cenário de consolidação da indústria de papel e celulose em Três Lagoas, e outro de instalação recente em Ribas do Rio Pardo, delineou-se a seguinte questão central de pesquisa: "Como se apresenta a congruência entre a visão da indústria de papel e celulose sobre a saliência dos stakeholders e a percepção que os stakeholders externos têm de sua saliência em diferentes fases do ciclo industrial?". O objetivo geral consistiu em analisar essa congruência e, para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: (i) classificar os stakeholders da indústria de papel e celulose quanto à sua saliência, considerando a perspectiva da indústria; (ii) obter a percepção dos stakeholders externos em relação à sua saliência perante a indústria de papel e celulose em diferentes fases do ciclo industrial; e (iii) apresentar oportunidades de melhoria no gerenciamento das relações com os stakeholders externos da indústria de papel e celulose. A tese partiu do argumento de que pode haver incongruência entre a visão da indústria e a percepção que os stakeholders externos têm no que se refere à saliência, bem como possível variação dessa percepção ao longo do ciclo industrial. O estudo fundamentou-se na Teoria dos Stakeholders e na literatura de RSE, com abordagem qualitativa e elementos ancorados no pós-positivismo. Utilizando como base o modelo de Mitchell, Agle e Wood (1997), a classificação dos stakeholders pela perspectiva da indústria foi feita a partir dos relatórios de RSE das empresas, e entrevistas semiestruturadas foram direcionadas a obter a percepção dos stakeholders externos em relação à sua saliência perante a indústria, e à apresentação de melhorias no gerenciamento das relações dos stakeholders externos. Os dados foram tratados por análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti® (2025, versão 25.0.1). Os resultados apontam incongruências entre a visão da indústria e a percepção dos stakeholders externos em relação à sua saliência, variando conforme o estágio do ciclo da indústria. Porém, constatou-se que o modelo de Mitchell, Agle e Wood (1997) não capta plenamente a dinamicidade observada, o que pode prejudicar os reais impactos das ações de RSE fortemente propagadas pela indústria em questão. Assim, como contribuição teórica, sugere-se a ampliação do referido modelo, com atenção ao poder assimétrico percebido e à urgência assimétrica percebida, ambos identificados em ambiente onde a indústria está na fase inicial do ciclo. Como contribuição empírica, os achados indicam que a indústria e o poder público devem melhorar os aspectos de comunicação e planejamento, o que inclui ações de infraestrutura e investimentos em mão de obra qualificada antes da chegada da indústria ao município. Tais ações podem contribuir para mitigar percepções assimétricas no início do ciclo, alinhando expectativas sociais aos impactos efetivos pretendidos. Palavras-chave: Stakeholders. Saliência. RSE. Indústria. Papel e Celulose.
Abstract: In the dynamic institutional environment, considering stakeholder salience is crucial so that managers do not misallocate resources, with possible economic, social, and environmental impacts. This is especially relevant in sensitive sectors, where there is a high demand for responsible actions, such as the pulp and paper industry, which holds high national economic relevance and significance in the state of Mato Grosso do Sul (MS). In this context, beyond the numerous studies that focus only on the industry’s perspective, based on the disclosure of its Corporate Social Responsibility (CSR) practices, it is fruitful to investigate the perception that external stakeholders have regarding their salience. Considering that organizations are naturally in an evolutionary process, and that the state of MS presents a context where the pulp and paper industry is already consolidated (Três Lagoas) and another where its establishment is recent (Ribas do Rio Pardo), the following central research question was outlined: “How does the congruence between the pulp and paper industry’s view of stakeholder salience and the perception that external stakeholders have of their salience manifest in different stages of the industrial cycle?” The general objective was to analyze this congruence, for which the following specific objectives were defined: (i) classify the stakeholders of the pulp and paper industry according to their salience, considering the industry’s perspective; (ii) capture the perception of external stakeholders regarding their salience in relation to the pulp and paper industry in different stages of the industrial cycle; and (iii) present opportunities for improvement in managing relationships with the pulp and paper industry’s external stakeholders. The thesis is based on the argument that there may be incongruence between the industry’s view and the perception external stakeholders have concerning salience, and that perceptions of salience may vary during the industrial cycle. The study was grounded in Stakeholder Theory and the literature on CSR, adopting a qualitative approach with elements anchored in post-positivism. Based on the model by Mitchell, Agle, and Wood (1997), stakeholder classification from the industry’s perspective was carried out using company CSR reports, and semi-structured interviews were conducted to obtain external stakeholders’ perceptions of their salience in relation to the industry, as well as suggestions for improving stakeholder relationship management. Data was processed through content analysis with the support of Atlas.ti software (2025, version 25.0.1). The results point to incongruences between the industry’s view and external stakeholders’ perception of their salience, varying according to the stage of the industrial cycle. However, it was found that the model by Mitchell, Agle, and Wood (1997) does not fully capture the observed dynamism, which may undermine the real impacts of CSR actions strongly promoted by the industry in question. Thus, as a theoretical contribution, it is suggested to expand the model, paying attention to perceived asymmetric power and perceived asymmetric urgency, both identified in environments where the industry is in the initial phase of the cycle. As an empirical contribution, the findings indicate that the industry and public authorities should enhance aspects of communication and planning, including infrastructure actions and investments in skilled labor prior to the industry’s arrival in the municipality. Such actions may help mitigate asymmetric perceptions at the beginning of the cycle, aligning social expectations with the intended effective impacts. Keywords: Stakeholders. Salience. CSR. Industry. Pulp and Paper.
Palavras-chave: -
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14151
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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