Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MATERNIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISES E REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA.
Autor(es): MAISA ALVES DA SILVA MARTINS
Primeiro orientador: ROSIMARA SILVA CORREIA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa os desafios enfrentados por estudantes que são mães no Ensino Superior, investigando como conciliam a maternidade com a formação acadêmica e quais fatores dificultam ou favorecem sua permanência universitária. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, utilizou a base SciELO como principal fonte de levantamento, identificando produções acadêmicas sobre maternidade e vida universitária publicadas entre 2014 e 2024. Observou-se que, embora a literatura sobre maternidade seja vasta, a maior parte dos estudos concentra-se na área da saúde, havendo escassez de pesquisas que abordem a graduação sob a perspectiva das estudantes que são mães. Os artigos selecionados revelam desafios como sobrecarga física e emocional, dificuldades financeiras, falta de apoio institucional, preconceito e risco de evasão. A análise evidencia ainda a relevância do apoio social, das redes familiares e de políticas institucionais, como creches universitárias, flexibilização de horários e auxílios estudantis, para promover a permanência dessas mulheres. Conclui-se que as estudantes que são mães demonstram resiliência e determinação, mas suas trajetórias seguem condicionadas a muitas desigualdades, indicando a urgência de políticas educacionais inclusivas e sensíveis às demandas do cuidado. Palavras-chave: Maternidade. Ensino Superior. Políticas educacionais. Gênero
Abstract: This Undergraduate Thesis analyzes the challenges faced by university students who are mothers, investigating how they balance motherhood with academic training and which factors hinder or support their persistence in higher education. This qualitative research, grounded in a bibliographic review, used the SciELO database as the main source for identifying academic publications on motherhood and university life between 2014 and 2024. The findings show that, although the literature on motherhood is extensive, most studies focus on the field of health, with a notable scarcity of research addressing undergraduate education from the perspective of student-mothers. The selected articles reveal challenges such as physical and emotional overload, financial difficulties, lack of institutional support, prejudice, and risk of dropout. The analysis also highlights the importance of social support, family networks, and institutional policies, such as university childcare centers, flexible schedules, and student financial aid, in promoting the academic persistence of these women. It is concluded that student-mothers demonstrate resilience and determination, but their trajectories remain conditioned by multiple inequalities, indicating the urgent need for inclusive educational policies sensitive to the demands of caregiving. Keywords: Motherhood. Higher Education. Educational Policies. Gender.
Palavras-chave: Palavras-chave: Maternidade. Ensino Superior. Políticas educacionais. Gênero
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14134
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
35015.pdf419,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.