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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14130| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LEITURA NA CRIANÇA DO ENSINO PRIMÁRIO EM MOÇAMBIQUE: dificuldades de leitura no final do ciclo de aprendizagem e orientação para a formação de professores. |
| Autor(es): | Machava Aliante Xavier |
| Primeiro orientador: | Armando Marino Filho |
| Resumo: | A dissertação tem como objeto de estudo o desenvolvimento de capacidades de leitura. O problema é compreender porque a criança não desenvolve a capacidade leitora no final do ciclo de ensino nas escolas de Moçambique. Também, produzir conhecimentos para a formação de professores nessa área. Hipótese é a falha na mediação social e cultural no ensino da leitura. O objetivo desta pesquisa é compreender com base na Teoria Histórico – Cultural, como os métodos utilizados no ensino da leitura, em Moçambique, atuam no desenvolvimento da capacidade leitora das crianças do ensino primário. Pretendendo responder a seguinte pergunta norteadora colocada nos seguintes termos: como desenvolver a capacidade de leitura da criança em Moçambique? A investigação de tipo bibliográfico, abrangeu o levantamento de artigos, dissertações e teses, nas bases de dados das plataformas do google acadêmico, Scielo, IBICT, periódicos CAPES e documentos normativos de Moçambique. Fundamentarse-á no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Histórico-cultural. Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1896-1934). Essa teoria se basearia em alguns conceitos-chave de Vygotsky e seus colaboradores (Luria, Leontiev e outros), aplicados ao processo de leitura. Será usado o método de análise por unidades como método necessário à análise dos fenômenos psicológicos. Os resultados apontam para a possibilidade da leitura literária contribuir para redimensionar o processo de alfabetização para além dos contornos tradicionais vinculados à codificação e decodificação do ato da leitura e do alfabeto. Em suma, a falta de desenvolvimento da capacidade leitora em Moçambique não é resultado de um único fator, mas sim de uma combinação de desafios educacionais, sociais e econômicos. O problema exige uma abordagem integrada que inclua a melhoria da infraestrutura escolar, a adequação do currículo, a formação de professores e o apoio às famílias. O currículo pode ser inadequado, e os métodos de ensino é ineficaz para o desenvolvimento da leitura. A formação e a capacitação de professores são insuficientes. Professores que não estão bem preparados para ensinar leitura podem ter dificuldade em identificar e ajudar os alunos com dificuldades. Um processo com foco na formação do sujeito leitor e no seu desenvolvimento humano omnilateral. Espera-se que os resultados demonstrem que as dificuldades de leitura no final do ciclo de aprendizagem não são apenas um problema cognitivo individual. Nesse contexto, os resultados devem evidenciar que a falta de mediadores competentes (professores, pais ou colegas mais experientes) pode ser um dos principais fatores para as dificuldades de leitura. Espera-se que o estudo revele que as dificuldades enfrentadas pelas crianças moçambicanas no final do ciclo primário estão ligadas à falta de oportunidades de interação significativa com textos em seu meio social e à carência de práticas de ensino que considerem a leitura como um ato cultural e não apenas um conjunto de habilidades técnicas. |
| Abstract: | This dissertation focuses on the development of reading skills. The problem is to understand why children do not develop reading skills by the end of the school cycle in Mozambique. The hypothesis is a failure in social and cultural mediation in reading instruction. The objective of this research is to understand, based on Historical-Cultural Theory, how the methods used in reading instruction in Mozambique contribute to the development of reading skills in primary school children. It aims to answer the guiding question: how to develop children's reading skills in Mozambique? The bibliographic research encompassed the collection of articles, dissertations, and theses from databases such as Google Scholar, Scielo, IBICT, CAPES journals, and Mozambican normative documents. It will be grounded in Historical-Dialectical Materialism and Historical-Cultural Psychology, specifically Vygotsky's (1896-1934) Historical-Cultural Theory. This theory is based on some key concepts from Vygotsky and his collaborators (Luria, Leontiev, and others), applied to the reading process. The unit analysis method will be used as a necessary method for analyzing psychological phenomena. The results point to the possibility of literary reading contributing to reshaping the literacy process beyond the traditional contours linked to the encoding and decoding of the act of reading and the alphabet. In short, the lack of development of reading skills in Mozambique is not the result of a single factor, but rather a combination of educational, social, and economic challenges. The problem requires an integrated approach that includes improving school infrastructure, adapting the curriculum, training teachers, and supporting families. The curriculum may be inadequate, and teaching methods ineffective for reading development. Teacher training and development are insufficient. Teachers who are not well-prepared to teach reading may have difficulty identifying and helping students with difficulties. A process focused on the formation of the reading subject and their omnilateral human development is necessary. The results are expected to demonstrate that reading difficulties at the end of the learning cycle are not merely an individual cognitive problem. In this context, the results should show that the lack of competent mediators (teachers, parents, or more experienced peers) may be one of the main factors contributing to reading difficulties. The study is expected to reveal that the difficulties faced by Mozambican children at the end of primary school are linked to a lack of opportunities for meaningful interaction with texts in their social environment and a lack of teaching practices that consider reading as a cultural act and not just a set of technical skills. |
| Palavras-chave: | ensino da leitura, métodos de leitura, leitura literária. |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14130 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
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| Dissertação Final.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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