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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A VIDA NO ROSTO DA MORTE: UM ESTUDO SOBRE O DÍA DE LOS MUERTOS NO MÉXICO
Autor(es): FRANCISCO CUBEL ZURIAGA NETO
Primeiro orientador: CLEVERSON RODRIGUES DA SILVA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o Día de los Muertos no México como expressão histórica e simbólica resultante do encontro entre cosmologias mesoamericanas e tradições cristãs introduzidas no período colonial. O estudo tem como objetivo compreender como concepções indígenas de morte, presentes especialmente no Popol Vuh, permanecem e se transformam nas práticas contemporâneas da celebração descritas por Carmichael e Sayer, como fontes primárias. Para isso, adota-se metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na leitura analítica e comparativa de obras míticas, etnográficas e teóricas, incluindo autores como León-Portilla, Gruzinski, Paz e Moscovici. A pesquisa examina a relação entre mito e ritual, identifica elementos simbólicos que atravessam diferentes temporalidades e interpreta o sincretismo como mecanismo de resistência cultural e produção de identidade. Os resultados indicam que a celebração não apenas preserva estruturas da visão mesoamericana de morte como continuidade cíclica, mas também as ressignifica no contexto moderno, articulando memória, afetividade e identidade nacional. Conclui-se que o Día de los Muertos constitui um sistema representacional dinâmico que integra passado e presente, reafirmando a vitalidade das tradições indígenas na construção da cultura mexicana contemporânea.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o Día de los Muertos no México como expressão histórica e simbólica resultante do encontro entre cosmologias mesoamericanas e tradições cristãs introduzidas no período colonial. O estudo tem como objetivo compreender como concepções indígenas de morte, presentes especialmente no Popol Vuh, permanecem e se transformam nas práticas contemporâneas da celebração descritas por Carmichael e Sayer, como fontes primárias. Para isso, adota-se metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na leitura analítica e comparativa de obras míticas, etnográficas e teóricas, incluindo autores como León-Portilla, Gruzinski, Paz e Moscovici. A pesquisa examina a relação entre mito e ritual, identifica elementos simbólicos que atravessam diferentes temporalidades e interpreta o sincretismo como mecanismo de resistência cultural e produção de identidade. Os resultados indicam que a celebração não apenas preserva estruturas da visão mesoamericana de morte como continuidade cíclica, mas também as ressignifica no contexto moderno, articulando memória, afetividade e identidade nacional. Conclui-se que o Día de los Muertos constitui um sistema representacional dinâmico que integra passado e presente, reafirmando a vitalidade das tradições indígenas na construção da cultura mexicana contemporânea.
Palavras-chave: Día de los Muertos
Popol Vuh
Representações sociais
Sincretismo religioso
Identidade mexicana.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14112
Data do documento: 2025
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