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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14112Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FRANCISCO CUBEL ZURIAGA NETO | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T21:19:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-10T21:19:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14112 | - |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o Día de los Muertos no México como expressão histórica e simbólica resultante do encontro entre cosmologias mesoamericanas e tradições cristãs introduzidas no período colonial. O estudo tem como objetivo compreender como concepções indígenas de morte, presentes especialmente no Popol Vuh, permanecem e se transformam nas práticas contemporâneas da celebração descritas por Carmichael e Sayer, como fontes primárias. Para isso, adota-se metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na leitura analítica e comparativa de obras míticas, etnográficas e teóricas, incluindo autores como León-Portilla, Gruzinski, Paz e Moscovici. A pesquisa examina a relação entre mito e ritual, identifica elementos simbólicos que atravessam diferentes temporalidades e interpreta o sincretismo como mecanismo de resistência cultural e produção de identidade. Os resultados indicam que a celebração não apenas preserva estruturas da visão mesoamericana de morte como continuidade cíclica, mas também as ressignifica no contexto moderno, articulando memória, afetividade e identidade nacional. Conclui-se que o Día de los Muertos constitui um sistema representacional dinâmico que integra passado e presente, reafirmando a vitalidade das tradições indígenas na construção da cultura mexicana contemporânea. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Día de los Muertos | - |
| dc.subject | Popol Vuh | - |
| dc.subject | Representações sociais | - |
| dc.subject | Sincretismo religioso | - |
| dc.subject | Identidade mexicana. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | A VIDA NO ROSTO DA MORTE: UM ESTUDO SOBRE O DÍA DE LOS MUERTOS NO MÉXICO | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | CLEVERSON RODRIGUES DA SILVA | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o Día de los Muertos no México como expressão histórica e simbólica resultante do encontro entre cosmologias mesoamericanas e tradições cristãs introduzidas no período colonial. O estudo tem como objetivo compreender como concepções indígenas de morte, presentes especialmente no Popol Vuh, permanecem e se transformam nas práticas contemporâneas da celebração descritas por Carmichael e Sayer, como fontes primárias. Para isso, adota-se metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, baseada na leitura analítica e comparativa de obras míticas, etnográficas e teóricas, incluindo autores como León-Portilla, Gruzinski, Paz e Moscovici. A pesquisa examina a relação entre mito e ritual, identifica elementos simbólicos que atravessam diferentes temporalidades e interpreta o sincretismo como mecanismo de resistência cultural e produção de identidade. Os resultados indicam que a celebração não apenas preserva estruturas da visão mesoamericana de morte como continuidade cíclica, mas também as ressignifica no contexto moderno, articulando memória, afetividade e identidade nacional. Conclui-se que o Día de los Muertos constitui um sistema representacional dinâmico que integra passado e presente, reafirmando a vitalidade das tradições indígenas na construção da cultura mexicana contemporânea. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (FACH) | |
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|---|---|---|---|
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