Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14109
Tipo: Tese
Título: OBSERVAÇÃO DE AVES: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRANSFORMADORA
Autor(es): Maristela Benites da Silva
Primeiro orientador: Icleia Albuquerque de Vargas
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a observação de aves em suas múltiplas abordagens e aplicações em perspectiva da educação ambiental transformadora no campo nãoformal do ensino e baseada na teoria ciência da história. Dados empíricos provenientes de mídias digitais e da plataforma de ciência cidadã WikiAves, além de experiências vivenciais em situação de trabalho e autobiográficas compuseram a metodologia de base qualitativa adotada em cada capítulo. Cada unidade disposta em formato de artigo científico buscou avançar em combinações entre a observação de aves e o ambiente, a cultura, a educação, o turismo e as políticas públicas, de modo a evidenciar sua inserção na sociedade capitalista, em conjugação do singular com o universal. Os resultados apontaram que o exercício e a fruição da observação de aves como prática cultural não prescritiva, mas teleológica e sob a forma de experiência direta com a natureza é capaz de superar a especialização do saber e fugir da atomização a fim de compreender a totalidade e contribuir com a transformação social.
Abstract: The present work aims to analyze the human relationship with nature through birdwatching supported by the Marxist theory of dialectical historical materialism. It is intended to advance the combinations between birdwatching as a practice of critical and transformative environmental education without, however, failing to mark historically the points of intersection with culture, economy and politics that affect and determine the attitudes and values adopted by capitalist society. Understanding education beyond the movements of capital can direct ways of interacting with the socioenvironment that emancipates subjects, reflects interests and conflicts and improves social relationships and with the nature
Palavras-chave: Biodiversidade. Sociedade burguesa. Educação ambiental não-formal.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14109
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.