Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14105
Tipo: Tese
Título: DOCÊNCIA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOBRE TER UM PROFESSOR HOMEM
Autor(es): LEONARDO FELIPE GONÇALVES DUARTE
Primeiro orientador: Josiane Peres Goncalves
Resumo: Esta tese encontra-se vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Sabe-se que o processo de inserção e aceitação desses profissionais é complicado, devido a diferentes fatores sociais, políticos e econômicos, por isso, parte-se da seguinte problematização: O que pensam crianças que frequentam instituições de educação infantil sobre ter um professor homem? Desta forma, essa pesquisa de doutorado tem como objetivo compreender, por meio da perspectiva Histórico-Cultural, o que pensam as crianças de educação infantil sobre ter um professor homem. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Inicialmente, foi feito um levantamento da bibliografia sobre o tema pesquisado de teses e dissertações publicadas nos últimos anos, justifica-se essa necessidade de busca justamente para encontrar a originalidade exigida para um trabalho de doutorado. Como referencial teórico, optou-se pela Teoria Histórico-Cultural, para o entendimento da constituição do ser humano e dos significados atribuídos pelas crianças ao terem contato com um docente homem. Para o levantamento dos dados empíricos, foi feita a indicação da instituição, que tinha docente do gênero masculino na educação infantil, pela Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande SP, local em que foi realizada a pesquisa. Após o contato com a instituição e com as famílias das crianças, um processo de observação foi realizado, para que os estudantes se acostumassem com a presença do pesquisador. Posteriormente, iniciou-se a realização da entrevista, em grupo, com as crianças seguindo a metodologia de narrativa lúdica. Os dados foram organizados e analisados por meio da formação de núcleos de significação. A pesquisa utilizou como instrumento, para o levantamento dos dados empíricos, a observação, o diário de bordo e a entrevista com crianças. Os resultados evidenciam que a brincadeira se constitui enquanto um mediador de aprendizagens. As crianças narraram em suas perspectivas sobre a importância do brincar enquanto atividade de apropriação dos papéis sociais. Verificou-se que elas não sentem nenhum tipo de acepção acerca da docência masculina, mas que gostam e se sentem representadas por ela. Sendo assim, compreende-se nesta tese que a fragilidade da educação básica e o aligeiramento que vemos se instalar na formação do professor são criados por meio de uma cultura de ausência de fundamentação teórica para o trabalho do professor e na ausência de uma formação sólida que sejam orientadores do trabalho docente. Confirma-se, a partir do estudo realizado, a tese defendida nesse trabalho de que o professor pode ser uma figura de referência, do ponto de vista que ao perceber a sua presença na educação infantil, muitas crianças estranham a presença de tantas mulheres e de somente um homem, mas esse estranhamento não é relacionado ao gênero, visto que as crianças estranham a razão de haver poucos homens por ainda não entenderem a dimensão do afastamento dos homens da primeira etapa da educação básica.
Abstract: This thesis is linked to the research line Formative Processes, Educational Practices, Differences and to the Study and Research Group on Development, Gender and Education (GEPDGE). It is known that the process of inclusion and acceptance of these professionals is complicated due to different social, political, and economic factors; therefore, the following question is posed: What do children attending early childhood education institutions think about having a male teacher? Thus, this doctoral research aims to understand, through a Historical-Cultural perspective, what children in early childhood education think about having a male teacher. The methodology used in this work is qualitative and descriptive in nature. Initially, a bibliography review was conducted on the researched topic, focusing on theses and dissertations published in recent years. This search is justified precisely to find the originality required for a doctoral work. As a theoretical framework, the Historical-Cultural Theory was chosen to understand the constitution of the human being and the meanings attributed by children when they have contact with a male teacher. For the collection of empirical data, the institution, which had a male teacher in early childhood education, was indicated by the Municipal Education Department of Praia Grande, SP, where the research was conducted. After contacting the institution and the children's families, an observation process was carried out so that the students could become accustomed to the researcher's presence. Subsequently, group interviews were conducted with the children, following the playful narrative methodology. The data were organized and analyzed through the formation of meaning nuclei. The research used observation, a logbook, and interviews with children as instruments for collecting empirical data. The results show that play constitutes a mediator of learning. The children narrated their perspectives on the importance of play as an activity for appropriating social roles. It was found that they do not feel any kind of prejudice regarding male teaching, but that they like it and feel represented by it. Thus, this thesis understands that the fragility of basic education and the superficiality we see taking hold in teacher training are created through a culture lacking theoretical foundations for the teacher's work and the absence of solid training to guide teaching practice. The study confirms the thesis defended in this work that the teacher can be a figure of reference, from the point of view that, upon perceiving their presence in early childhood education, many children are surprised by the presence of so many women and only one man, but this surprise is not related to gender, since the children are puzzled by the reason for the scarcity of men because they do not yet understand the extent of men's exclusion from the first stage of basic education.
Palavras-chave: Docência Masculina
Gênero
Educação Infantil
Criança.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14105
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leonardo_Tese _VERSÃO FINAL PROTOLOCADA.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.