Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALINE CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS MENDES-
dc.date.accessioned2025-12-09T22:42:12Z-
dc.date.available2025-12-09T22:42:12Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14084-
dc.description.abstractThis study analyzes the structural, administrative, and communication conditions of the Environmental Education Centers (CEAs) in Campo Grande, Mato Grosso do Sul — Anhanduí, Polonês, and Imbirussu — and examines how these conditions influence the development of educational activities offered to the local population. This qualitative and exploratory research was conducted through field visits, direct observation, conversations with managers and staff, and document analysis. The results reveal significant contrasts among the three centers. The Anhanduí CEA faces severe structural issues, including vandalism, lack of maintenance, and a reduced staff; the Polonês CEA, despite its central location, deals with physical limitations and sedimentation problems in the Sóter stream; and the Imbirussu CEA stands out for having the best infrastructure and the greatest diversity of activities, although it also faces communication challenges and delayed maintenance. Across all centers, the lack of regular public investment, outdated institutional communication channels, and recent administrative restructuring hinder the continuity and quality of environmental education initiatives. Nevertheless, the commitment and dedication of the professionals working in these centers remain essential for sustaining educational activities. The study concludes that CEAs hold great educational potential but require stronger institutional support to ensure consistent, high-quality practices aligned with local environmental education policies. Keywords: Environmental Education; CEAs; public policies; Campo Grande-MS; environmental management.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvironmental Education-
dc.subjectCEAs-
dc.subjectpublic policies-
dc.subjectCampo Grande-MS-
dc.subjectenvironmental management-
dc.subjectEducação Ambiental-
dc.subjectCEAs-
dc.subjectpolíticas públicas-
dc.subjectCampo Grande-MS-
dc.subjectgestão ambiental-
dc.subjectEnvironmental Education-
dc.subjectCEAs-
dc.subjectpublic policies-
dc.subjectCampo Grande-MS-
dc.subjectenvironmental management-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleCONTRASTES E DESAFIOS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEAs) EM CAMPO GRANDE-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FLAVIA AKEMI IKUTA-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso analisa as condições estruturais, administrativas e comunicacionais dos Centros de Educação Ambiental (CEAs) de Campo Grande-MS — Anhanduí, Polonês e Imbirussu — e investiga como tais condições influenciam o desenvolvimento das atividades educativas oferecidas à população. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizou visitas de campo, observação direta, conversas com gestores e análise documental. Os resultados revelam contrastes marcantes entre os três centros. O CEA Anhanduí apresenta fragilidades estruturais significativas, como vandalismo, falta de manutenção e equipe reduzida; o CEA Polonês, embora bem localizado, enfrenta limitações físicas e problemas de assoreamento no Córrego Sóter; já o CEA Imbirussu se destaca por possuir a melhor infraestrutura e maior diversidade de atividades, apesar de enfrentar falhas de comunicação e demora na manutenção. Em todos os centros, a falta de investimentos públicos, a desatualização dos canais institucionais e as mudanças administrativas recentes comprometem o pleno funcionamento das ações de Educação Ambiental. Ainda assim, o comprometimento dos profissionais envolvidos permanece como elemento fundamental para a continuidade das atividades. Conclui-se que os CEAs possuem grande potencial educativo, mas necessitam de maior apoio institucional para garantir práticas contínuas, qualificadas e alinhadas às políticas públicas de Educação Ambiental. Palavras-chave: Educação Ambiental; CEAs; políticas públicas; Campo Grande-MS; gestão ambiental.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34896.pdf13,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.