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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espaços que ensinam: Museu Interativo de Ciência aliado à Arquitetura Sustentável
Autor(es): ANA LUÍSA PAGNONCELLI ALIAGA
Primeiro orientador: ANDREA NAGUISSA YUBA
Resumo: Com o avanço das transformações científicas em um cenário de mudanças climáticas, o acesso às informações de fontes confiáveis deve ser exposto de modo mais simplificado e acessível, para que a população possa compreender os fenômenos cotidianos e seus impactos presentes e futuros. Dentro dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto arquitetônico de um Museu Interativo de Ciências, para a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que empregue estratégias da arquitetura sustentável tanto na sua construção, quanto no seu funcionamento. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos de educação em locais não-formais e lúdica, para entender a importância da metodologia de ensino; arquitetura sustentável e em museus, a fim de compreender os setores necessários e elementos arquitetônicos que permitam a harmonia do espaço. Além disso, foram realizadas visitas em projetos de referência, assistindo na prática a ação dos museus de carácter científico. A discussão do tema quanto o projeto do museu são oportunidades de introduzir mais as Ciências no cotidiano da sociedade campo-grandense, propondo um local de caráter múltiplo - educacional, turístico e de lazer.
Abstract: With the advancement of scientific transformations in a climate change scenario, access to information from reliable sources must be presented in a more simplified and accessible way, so that the population can understand the daily characteristics and impacts of their present and future. Within these proposals, this work has as its main objective to present a proposal for an innovative project of an Interactive Science Museum, for the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, which employs sustainable architecture strategies both in its construction and in its operation. To this end, a bibliographic review of the concepts of education in non-formal and recreational places was carried out, to understand the importance of the teaching methodology; sustainable architecture and in museums, in order to understand the necessary sectors and innovative elements that allow the harmony of the space. In addition, technical tours were made to reference projects, observing in practice the action of science museums. The discussion of the theme regarding the museum project are opportunities to introduce science to the daily life of Campo Grande society, proposing a place with a multiple character - educational, touristic and leisure.
Palavras-chave: Educação científica
Interatividade
Sustentabilidade
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13984
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

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