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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Entre o afeto e a necessidade: Irmãos que criam irmãos na formação do sujeito sob a ótica psicanalítica
Autor(es): ARIELLE DA SILVA MACHADO
Primeiro orientador: CAROLINI CASSIA CUNHA BEZERRA
Resumo: Este trabalho tem por intuito analisar impactos subjetivos na formação do sujeito quando irmãos adolescentes assumem funções dos pais, utilizaremos, para tanto, a psicanálise. A partir da psicanálise, investiga-se como essa inversão de papéis afeta o desenvolvimento emocional e identitário dos adolescentes. O estudo mostra-se pertinente por evidenciar situações em que o cuidado pode interferir no processo de subjetivação, ao problematizar, sob a ótica psicanalítica, o cuidado e responsabilidade entre irmãos. A pesquisa é teórica, a partir de autores como Sigmund Freud (1856-1939), Jacques Lacan (1901-1981) e Donald Woods Winnicott (1896-1971), e autores da psicanálise contemporâneos. Os resultados apontam que a responsabilização precoce implica no processo de subjetivação, podendo gerar sobrecarga emocional, apagamento da adolescência e conflitos de identidade. Conclui-se que é necessário reconhecer a singularidade dessas vivências e promover estratégias de escuta e cuidado, evidenciando a necessidade de políticas públicas de apoio e proteção.
Abstract: This work aims to analyze the subjective impacts on the formation of the subject when adolescent siblings take on parental roles, using psychoanalysis as our framework. From a psychoanalytic perspective, we investigate how this role reversal affects the emotional and identity development of these adolescents. The study is relevant because it highlights situations in which caregiving can interfere with the process of subjectivation, by problematizing, through a psychoanalytic lens, the dynamics of care and responsibility between siblings. This research is theoretical, drawing on authors such as Sigmund Freud (1856–1939), Jacques Lacan (1901–1981), Donald Woods Winnicott (1896–1971), and contemporary psychoanalytic scholars. The results indicate that early assumption of responsibility impacts the process of subjectivation, potentially generating emotional overload, the erasure of adolescence, and identity conflicts. It is concluded that it is necessary to recognize the uniqueness of these experiences and promote strategies of listening and care, underscoring the need for public policies aimed at support and protection.
Palavras-chave: Adolescência
Subjetividade
Psicanálise
Parentalidade
Família.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13966
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAN)

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