Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13916| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | CPAR 60+: Alfabetização Digital e Autonomia Tecnológica (Projeto UNAPI) |
| Autor(es): | NADIA SANTOS FERNANDES EDUARDA GIOVANA SOUZA DA SILVA |
| Primeiro orientador: | SILVIA MARIA BONASSI |
| Resumo: | Este artigo apresenta os resultados do projeto de extensão, cujo o objetivo foi promover a inclusão tecnológica e a autonomia digital de pessoas com 60 anos ou mais por meio de oficinas práticas e interdisciplinares, realizadas semanalmente no Instituto Irmã Emiliana e no campus da UFMS em Paranaíba (CPAR). Com base em metodologias acessíveis, linguagem simples e mediação afetiva, os participantes aprenderam a utilizar seus smartphones para comunicação segura, acesso a serviços públicos, introdução à organização financeira e cuidados com a saúde, valorização de suas competências e habilidades no processo natural do envelhecimento, considerando sua história pregressa e escolarização. O curso foi organizado em módulos temáticos como WhatsApp, segurança na internet, uso de aplicativos úteis, saúde digital, finanças cotidianas e bem-estar emocional. As oficinas contaram com a colaboração de docentes e discentes dos cursos de Medicina Veterinária e Psicologia, que desenvolveram atividades integradas à realidade do público idoso, como o uso da calculadora, o controle de medicações, prevenção de golpes digitais e estímulo cognitivo, além de oportunizar a vivência de socialização, fortalecimento dos vínculos e lazer. |
| Abstract: | This article presents the results of an extension project aimed at promoting technological inclusion and digital autonomy for people aged 60 and over through practical and interdisciplinary workshops held weekly at the Irmã Emiliana Institute and the UFMS campus in Paranaíba (CPAR). Using accessible methodologies, simple language, and affective mediation, participants learned to use their smartphones for safe communication, access to public services, introduction to financial organization and health care, and valuing their skills and abilities in the natural aging process, considering their past history and education. The course was organized into thematic modules such as WhatsApp, internet safety, use of useful applications, digital health, everyday finances, and emotional well-being. The workshops involved the collaboration of professors and students from the Veterinary Medicine and Psychology courses, who developed activities integrated with the reality of the elderly public, such as the use of calculators, medication management, prevention of digital scams, and cognitive stimulation, in addition to providing opportunities for socialization, strengthening bonds, and leisure. |
| Palavras-chave: | Idoso Inclusão Tecnológica Extensão UNAPI |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13916 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31421.pdf | 208,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

