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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13879| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | EDUCAÇÃO PELA PEDRA: MEDIAÇÕES EM ARTE RUPESTRE DE ALCINÓPOLIS-MS |
| Autor(es): | VANESSA ANDRADE DE FREITAS |
| Primeiro orientador: | ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar os processos de ensino sobre arte rupestre na cidade de Alcinópolis, situada no estado de Mato Grosso do Sul e reconhecida como: A capital estadual da arte rupestre. Esse estudo foi realizado a partir da abordagem metodológica da história oral, juntamente com uma pesquisa de campo, com isso, foi realizado entrevistas com dois guias turísticos e duas professoras residentes do município para compreender os percursos da mediação sobre a arte rupestre a partir dos sujeitos mediadores desse conhecimento, nos contextos escolares e nos espaços de visitação aos sítios arqueológicos. Esse trabalho surgiu a partir de experiências pessoais realizadas durante visitas à cidade, que oportunizaram uma conexão com a história e a cultura. Também, por meio do contato com a prefeitura e as secretarias, o museu Casa da Memória, o contato com os moradores do município e principalmente a aproximação com as escolas e dos sítios arqueológicos conhecidos. Por meio dessas vivências, foi possível elaborar cadernos de viagem nos quais os estudantes do curso de Artes Visuais da UFMS produziram desenhos que foram utilizados ao longo desta pesquisa como objetos propositores. Espera-se que este estudo contribua para uma maior compreensão dos processos educativos relacionados à arte rupestre no município. |
| Abstract: | The present undergraduate thesis aims to investigate the teaching processes related to rock art in the city of Alcinópolis, located in the state of Mato Grosso do Sul and known as the state capital of rock art. This study was conducted using the methodological approach of oral history, together with field research. Interviews were carried out with two tourist guides and two teachers residing in the municipality in order to understand the paths of mediation regarding rock art from the perspective of the mediators of this knowledge, both in school contexts and in the visitation spaces of archaeological sites. This work emerged from personal experiences during visits to the city, which enabled a connection with its history and culture. Additionally, contact with the city hall and its departments, the Casa da Memória museum, residents of the municipality, and especially the proximity to schools and known archaeological sites contributed to this study. Through these experiences, travel notebooks were created in which Visual Arts students from UFMS produced drawings that were used throughout this research as propositional objects. It is expected that this study will contribute to a greater understanding of the educational processes related to rock art in the municipality. |
| Palavras-chave: | Arte Rupestre Mediação Educação Objeto Propositor Artes Visuais |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13879 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
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