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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ANÁLISE ENUNCIATIVA DA DESIGNAÇÃO "PRÁTICAS INOVADORAS" NO PROJETO PEDAGÓGICO PRÁTICAS INOVADORAS II DA SED/MS
Autor(es): AMANDA SILVA VALLIM
Primeiro orientador: VINICIUS MASSAD CASTRO
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a designação “práticas inovadoras” presente no Projeto Pedagógico Práticas Inovadoras II, aprovado pela Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul por meio da Resolução/SED-MS nº. 4.158, de 3 de fevereiro de 2023. Para tanto, as análises foram realizadas dentro do quadro teórico-metodológico proposto pela semântica de Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, entre outros) para quem a enunciação é concebida como um acontecimento enunciativo. Fundamentados na ideia de que “o sentido de uma expressão pode ser analisado como seu modo de integração num enunciado, enquanto elemento de um texto” (GUIMARÃES, 2002, p.26), “práticas inovadoras” foi analisado enquanto expressão formada por articulação (GUIMARÃES, 2009) integrada aos enunciados do texto do projeto desde o seu título. Isso posto, analisamos recortes enunciativos (GUIMARÃES, 2011) nos quais "práticas inovadoras" comparece articulada e é reescriturada ao longo do projeto. Ao mesmo tempo em que “práticas inovadoras” designa um docente temporário, designa também a superação, tendo como fundamento o emprego de metodologias ativas para contribuir com o desenvolvimento do protagonismo do estudante, de dificuldades que não são temporárias na educação estadual. Dificuldades que existiam antes e aumentaram após a adoção do ensino remoto na pandemia, além do problema da desigualdade de aprendizagens (que exigiria a chamada “recomposição de aprendizagens”), surgido em decorrência dessa adoção. O sentido do docente temporário ainda se contradiz com o objetivo de efetivar as práticas inovadoras nas escolas. A designação estabelece uma antonímia com o sentido de “professor do quadro permanente”. O objetivo, portanto, seria de uma efetivação temporária e não permanente de tais práticas.
Abstract: The objective of this study is to analyze the term “innovative practices” used in the Innovative Practices II Pedagogical Project, approved by the Mato Grosso do Sul State Department of Education through Resolution/SED-MS No. 4,158, dated February 3, 2023. To this end, analyses were carried out within the theoretical-methodological framework proposed by the semantics of Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, among others), for whom enunciation is conceived as an enunciative event. Based on the idea that “the meaning of an expression can be analyzed as its mode of integration into a statement, as an element of a text” (GUIMARÃES, 2002, p.26), “innovative practices” was analyzed as an expression formed by articulation (GUIMARÃES, 2009) integrated into the statements of the project text from its title onwards. That said, we analyzed enunciative excerpts (GUIMARÃES, 2011) in which “innovative practices” appears articulated and rewritten throughout the project. While “innovative practices” refers to temporary teachers, it also refers to overcoming difficulties that are not temporary in state education, based on the use of active methodologies to contribute to the development of student leadership. These difficulties existed before and increased after the adoption of remote learning during the pandemic, in addition to the problem of learning inequality (which would require the so-called “recomposition of learning”), which arose as a result of this adoption. The meaning of temporary teacher still contradicts the goal of implementing innovative practices in schools. The designation establishes an antonymy with the meaning of “permanent teacher.” The goal, therefore, would be a temporary and not permanent implementation of such practices.
Palavras-chave: Práticas Inovadoras
Enunciação
Designação.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13871
Data do documento: 2025
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