Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13839
Tipo: Artigo de Evento
Título: TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICA DE ENSINO: Alfabetizar e letrar no processo de aprendizagem da criança
Autor(es): ADÉLIO DE ALMEIDA
Primeiro orientador: JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO
Resumo: A noção de alfabetização atualmente se concentra nas discussões teóricas metodológicas, a fim de pensar nas crianças que se tem atualmente, crianças midiáticas e digitais que não são como as do passado e portanto não respondem da mesma forma aos métodos tradicionais de ensino. A alfabetização como única e exclusiva não é mais pensada, agora ela vem acompanhada do letramento, e juntas trabalham a leitura e a escrita com as crianças.A atividade discute a necessidade de atualizar as práticas pedagógicas de ensino da leitura e escrita para as crianças contemporâneas, descritas como "midiáticas e digitais".
Abstract: The notion of literacy currently focuses on theoretical and methodological discussions, in order to consider the children of today—media and digital children who are not like those of the past and therefore do not respond in the same way to traditional teaching methods. Literacy as the sole and exclusive concept is no longer considered; now it is accompanied by reading comprehension, and together they work on reading and writing with children.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13839
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
33270.pdf126,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.