Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13839| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | TÓPICOS ESPECIAIS EM PRÁTICA DE ENSINO: Alfabetizar e letrar no processo de aprendizagem da criança |
| Autor(es): | ADÉLIO DE ALMEIDA |
| Primeiro orientador: | JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO |
| Resumo: | A noção de alfabetização atualmente se concentra nas discussões teóricas metodológicas, a fim de pensar nas crianças que se tem atualmente, crianças midiáticas e digitais que não são como as do passado e portanto não respondem da mesma forma aos métodos tradicionais de ensino. A alfabetização como única e exclusiva não é mais pensada, agora ela vem acompanhada do letramento, e juntas trabalham a leitura e a escrita com as crianças.A atividade discute a necessidade de atualizar as práticas pedagógicas de ensino da leitura e escrita para as crianças contemporâneas, descritas como "midiáticas e digitais". |
| Abstract: | The notion of literacy currently focuses on theoretical and methodological discussions, in order to consider the children of today—media and digital children who are not like those of the past and therefore do not respond in the same way to traditional teaching methods. Literacy as the sole and exclusive concept is no longer considered; now it is accompanied by reading comprehension, and together they work on reading and writing with children. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Letramento |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13839 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 33270.pdf | 126,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

