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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DENTRO DAS CAIXAS CHINESAS: A MISE-EN-SCÈNE DE WILSON BARROS E A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DISSIDENTES NO FILME ANJOS DA NOITE (1987)
Autor(es): HELOÍSA MONTAI MESSIAS
Primeiro orientador: REGIS ORLANDO RASIA
Resumo: A presente pesquisa compreende o estudo do filme Anjos da Noite (1987), de Wilson Barros, único longa-metragem do diretor. Aqui, utilizando da análise fílmica, procura-se compreender como se dá, através da mise-en-scène e das oscilações narrativas entre autorreflexão e ilusionismo, a representação dos personagens Mauro/Lola e Teddy. Pretende-se, ainda, evidenciar o aspecto político presente no filme, frequentemente negligenciado em decorrência da poética pouco compreendida que lhe serve de alicerce, mas que se evidencia no retrato da identidade dos personagens.
Abstract: The present research examines the film Anjos da Noite (1987) by Wilson Barros, the director’s sole feature film. Using film analysis as a methodological approach, it seeks to understand, through the film’s mise-en-scène and its narrative oscillations between self-reflexivity and illusionism, the representation of the characters Mauro/Lola and Teddy. It also aims to highlight the political aspect of the film, often overlooked due to the little-understood poetics that underpins it, but which becomes evident in the depiction of the characters’ identities.
Palavras-chave: análise fílmica
cinema brasileiro
cinema paulistano
Wilson Barros
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13809
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Audiovisual - Bacharelado (FAALC)

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