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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13803| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | “Vamos entrevistar a Lacriane”: currículo e pedagogia cultural em perfis de mulheres antifeministas brasileiras no TikTok pós-Covid-19. |
| Autor(es): | KAMILLY VITÓRIA GOMES DA SILVA |
| Primeiro orientador: | TIAGO DUQUE |
| Resumo: | Esse trabalho tem o objetivo de analisar o currículo e a pedagogia cultural em perfis de mulheres antifeministas no TikTok pós-Covid-19. A partir da abordagem teórica pós-crítica em Sociologia e Educação, compreendeu-se, por meio de uma etnografia online, que o conteúdo curricular antifeminista consiste na reiteração de agendas conservadoras, como ser do lar, cuidar dos filhos e marido. Tais discursos estão, em grande parte, associados a perfis de mulheres cisgêneras, heterossexuais, cristãs, de direita e, em alguns casos, bolsonaristas. As estratégias pedagógicas identificadas usam livros, passagens bíblicas, imagens e elementos gráficos com o objetivo de deslegitimar e ridicularizar o feminismo. Assim, ensinam mulheres a serem antifeminista com base em “valores” de “defesa da família e dos bons costumes”. Considera-se que, enquanto empreendedoras morais, defendem a submissão das mulheres, mas as mesmas não seguem esse padrão, venderem cursos, livros, monetizam na plataforma, estão na política, apoiando candidatos ou sendo elas próprias deputadas e vereadoras. Há um campo moral que apoia agendas anti-igualitárias, cujo efeito ocasiona retrocessos aos direitos das mulheres e outras minorias que também são alvo dessa agenda conservadora. |
| Abstract: | This work analyzes the curriculum and cultural pedagogy in antifeminist women’s profiles on TikTok after Covid-19. Using a post-critical approach in Sociology and Education, an online ethnography showed that antifeminist content reinforces conservative agendas, such as being a homemaker and caring for children and husbands. These discourses appear mainly among cisgender, heterosexual, Christian, right-wing women, including some Bolsonaro supporters. Pedagogical strategies use books, biblical passages, images, and graphic elements to delegitimize and ridicule feminism. They teach an antifeminism to women, based on family values and good morals. As moral entrepreneurs, they defend women’s subordination, although they do not follow this ideal themselves, since they sell courses and books, monetize on the platform, and participate in politics, supporting candidates or serving as deputies or councilwomen. This moral field sustains anti-egalitarian agendas that generate setbacks for women’s rights and other minorities targeted by this conservative movement. |
| Palavras-chave: | antifeminismo mulher conservadora currículo |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13803 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Bacharelado (FACH) |
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