Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13794| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE REVELAM PESQUISAS E PRÁTICAS SOBRE ENSINAR NA INFÂNCIA |
| Autor(es): | LETÍCIA VITÓRIA FORTUNATA QUEIRÓS |
| Primeiro orientador: | ANDRESSA FLORCENA GAMA DA COSTA |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender como a Matemática vem sendo abordada na Educação Infantil a partir das pesquisas acadêmicas e das práticas declaradas por professoras atuantes, identificando concepções, desafios e potencialidades no ensino de noções matemáticas na infância e suas relações com a formação de professores. Observa-se que a Educação Infantil tem passado por uma significativa expansão nos últimos anos, evidenciada pelo aumento das vagas e das matrículas, dentro desta realidade, a formação do professor(a) da primeira infância alcança um novo patamar de importância. Apresenta-se inicialmente a revisão de literatura buscando teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2019-2025, para compreender o que as pesquisas recentes têm revelado sobre a temática. Em termos metodológicos, a pesquisa delimita-se como qualitativa do tipo exploratória. Diferente de outras investigações alcançadas no levantamento da BDTD, esta pesquisa foca na escuta das professoras e na valorização das práticas que emergem de seus próprios contextos de atuação, compreendendo-as como fonte legítima de conhecimento profissional. Assim, por meio de questionário virtual, participaram da pesquisa duas professoras de Educação Infantil que compartilharam suas práticas declaradas, percepções sobre o desenvolvimento de conceitos matemáticos com crianças e aspectos que contribuíram para uma prática pedagógica mais consolidada. Dessa forma, a pesquisa mostra que o ensino eficaz de Matemática na infância resulta de percursos formativos que articulam compromisso, sensibilidade, estudo e intencionalidade pedagógica. |
| Abstract: | This Final Course Project aims to analyze how Mathematics has been approached in Early Childhood Education based on academic research and the practices reported by in-service teachers, identifying conceptions, challenges, and potentialities in the teaching of mathematical notions in early childhood and their relationship with teacher education. Early Childhood Education has experienced significant expansion in recent years, as evidenced by the increase in enrollments, which reinforces the growing importance of teacher education in this stage. The study begins with a literature review of theses and dissertations available in the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) from 2019 to 2025. Methodologically, this is a qualitative, exploratory study. Unlike other investigations identified in the BDTD survey, this research emphasizes listening to teachers and valuing the practices that emerge from their own professional contexts as legitimate sources of knowledge. Data were collected through an online questionnaire with the participation of two Early Childhood Education teachers, who shared their practices and perceptions regarding the development of mathematical concepts in children. The results indicate that effective Mathematics teaching in early childhood is grounded in formative pathways marked by commitment, sensitivity, continuous study, and pedagogical intentionality. |
| Palavras-chave: | Formação de Professores Educação Matemática Saberes Docentes. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13794 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34404.pdf | 564,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

