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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Mangá e o Ensino de Artes Visuais: um estudo a partir de Vagabond
Autor(es): NEYVALDO JORGE DO NASCIMENTO JÚNIOR
Primeiro orientador: PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA
Resumo: Este trabalho investigou a potência educativa da linguagem dos mangás, com enfoque na obra Vagabond, de Takehiko Inoue, a partir de uma perspectiva fenomenológica. O objetivo foi compreender como a percepção sensível, o corpo e a espacialidade se articulam nas experiências de leitura visual e narrativa, considerando a hipótese de que o mangá pode ativar processos perceptivos e afetivos capazes de contribuir para a construção do conhecimento no campo da arte e da educação. Foram realizados estudos teóricos sobre percepção, corporeidade e composição visual, bem como a análise de trechos selecionados da obra. Também foram definidos os procedimentos de uma pesquisa hermenêutica-fenomenológica para investigar como os mangás poderiam ser utilizados no contexto educacional das artes visuais. Os resultados demonstraram que, além de ser possível aproximar os mangás de contextos pedagógicos — especialmente nas aulas de arte por meio de seus elementos visuais —, também é viável estabelecer aproximações temáticas, indicando o potencial dessa linguagem como recurso educativo.
Abstract: This study investigated the educational potential of manga language, focusing on Vagabond by Takehiko Inoue, from a phenomenological perspective. The aim was to understand how sensitive perception, the body, and spatiality intertwine within the experiences of visual and narrative reading, considering the hypothesis that manga can activate perceptual and affective processes capable of contributing to the construction of knowledge in the fields of art and education.Theoretical studies on perception, corporeality, and visual composition were conducted, along with the analysis of selected excerpts from the work. Hermeneutic-phenomenological research procedures were also defined to examine how manga could be used within the educational context of visual arts. The results demonstrated that, in addition to the feasibility of integrating manga into pedagogical contexts—especially in art classes through their visual elements—it is also possible to establish thematic connections, highlighting the potential of this language as an educational resource.
Palavras-chave: Fenomenologia
Artes Visuais
Educação
História em Quadrinhos
Composição
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13764
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

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