Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEYVALDO JORGE DO NASCIMENTO JÚNIOR-
dc.date.accessioned2025-12-04T17:59:39Z-
dc.date.available2025-12-04T17:59:39Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13764-
dc.description.abstractThis study investigated the educational potential of manga language, focusing on Vagabond by Takehiko Inoue, from a phenomenological perspective. The aim was to understand how sensitive perception, the body, and spatiality intertwine within the experiences of visual and narrative reading, considering the hypothesis that manga can activate perceptual and affective processes capable of contributing to the construction of knowledge in the fields of art and education.Theoretical studies on perception, corporeality, and visual composition were conducted, along with the analysis of selected excerpts from the work. Hermeneutic-phenomenological research procedures were also defined to examine how manga could be used within the educational context of visual arts. The results demonstrated that, in addition to the feasibility of integrating manga into pedagogical contexts—especially in art classes through their visual elements—it is also possible to establish thematic connections, highlighting the potential of this language as an educational resource.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFenomenologia-
dc.subjectArtes Visuais-
dc.subjectEducação-
dc.subjectHistória em Quadrinhos-
dc.subjectComposição-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleO Mangá e o Ensino de Artes Visuais: um estudo a partir de Vagabondpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA-
dc.description.resumoEste trabalho investigou a potência educativa da linguagem dos mangás, com enfoque na obra Vagabond, de Takehiko Inoue, a partir de uma perspectiva fenomenológica. O objetivo foi compreender como a percepção sensível, o corpo e a espacialidade se articulam nas experiências de leitura visual e narrativa, considerando a hipótese de que o mangá pode ativar processos perceptivos e afetivos capazes de contribuir para a construção do conhecimento no campo da arte e da educação. Foram realizados estudos teóricos sobre percepção, corporeidade e composição visual, bem como a análise de trechos selecionados da obra. Também foram definidos os procedimentos de uma pesquisa hermenêutica-fenomenológica para investigar como os mangás poderiam ser utilizados no contexto educacional das artes visuais. Os resultados demonstraram que, além de ser possível aproximar os mangás de contextos pedagógicos — especialmente nas aulas de arte por meio de seus elementos visuais —, também é viável estabelecer aproximações temáticas, indicando o potencial dessa linguagem como recurso educativo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21908.pdf42,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.