Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13732Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | TAYANE PEREIRA FERREIRA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T01:44:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-04T01:44:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13732 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the school management process related to the formative care of paid interns in two public schools, located in the municipality of Três Lagoas (MS) and in another school in the municipality of Andradina (SP). It chooses as a specific point the non-mandatory paid internship, understood as an extracurricular component in undergraduate courses and with a strong incidence in teaching practice for Early Childhood Education and inclusive classrooms. Based on qualitative research, using the documentary approach, it analyzes the legal and normative frameworks of the consenting and granting institutional instance related to internships and the relationship with teacher training and work, highlighting the dimension of the internship as an educational and formative act. It shows that the non-mandatory paid internship, as a theoretical-practical dimension, is fundamental to the educational formative process, however, it can constitute exploitation of the interns' labor when the necessary requirements for monitoring, planning and development of activities related to the internship in educational institutions are not observed. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Gestão Escolar | - |
| dc.subject | Estágio não obrigatório | - |
| dc.subject | Formação de professores. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | GESTÃO ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REMUNERADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | ROZEMEIRY DOS SANTOS MARQUES MOREIRA | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de gestão escolar relacionado ao atendimento formativo do estagiário remunerado em duas escolas públicas, localizadas no município de Três Lagoas (MS) e em outra escola no município de Andradina (SP). Elege como ponto específico o estágio não obrigatório remunerado, entendido como componente extracurricular nos cursos de graduação e com forte incidência na prática docente para a Educação Infantil e salas inclusivas. Com base em pesquisa qualitativa, utilizando-se da abordagem documental, analisa os marcos legais e normativos de instância institucional anuente e concedente relativos aos estágios e a relação com a formação e trabalho docente destacando a dimensão do estágio como ato educativo e formativo. Evidencia que o estágio não obrigatório remunerado, enquanto dimensão teórico-prática, é fundamental para o processo formativo educativo, no entanto, pode se constituir em exploração da força de trabalho dos estagiários quando não observados os requisitos necessários para acompanhamento, planejamento e desenvolvimento das atividades relacionadas ao estágio nas instituições de ensino. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34093.pdf | 549,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

