Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13712| Tipo: | Tese |
| Título: | Saber, poder e resistência: Beleza negra e a construção identitária de negras(os) racializadas(os) |
| Autor(es): | Gilmar Ribeiro Pereira |
| Primeiro orientador: | Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento |
| Resumo: | PEREIRA, Gilmar Ribeiro. Saber, poder e resistência: Beleza Negra e a construção identitária de negras/os racializadas/os. 2024. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas/MS. RESUMO Esta pesquisa justifica-se pela produção de discursos em torno da beleza, com ênfase no concurso "Beleza Negra" no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus de Três Lagoas, que promove intervenções por meio de ações afirmativas e de promoção da igualdade humana, discutindo as minorias identitárias e suas exclusões étnico-raciais. Nesse sentido, toma-se como base a Lei n. º 10.639/2003, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, e a Resolução n.º 003/2004, que trata do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – posteriormente alterada pela Lei n.º 11.645/2008, que inclui a história dos povos indígenas. Parte-se do pressuposto de que os sujeitos negros são marcados pelo racismo estrutural/institucional e pela hegemonia discursiva do branqueamento. Para tanto, parte-se da hipótese de que o concurso da beleza negra pode potencializar, esteticamente, a desconstrução das formas de regulação do corpo, tematizado e folclorizado, no sentido de questionar o dispositivo de negatividade construído historicamente pelo branqueamento no espaço pesquisado. As questões investigadas são: a) Como o conceito de "Beleza Negra" dialoga com a Lei n. º 10.639/2003 e com os documentos oficiais do IFMS, no que diz respeito às ações afirmativas e às relações étnico-raciais? b) De que maneira os/as jovens estudantes negros/as se reconhecem como maioria enquanto população negra e em quais condições se identificam como minorizados/as em seus direitos étnico-raciais? e, c) Como se dá a relação entre língua e Beleza Negra na constituição do dito/não dito, nas/das diferenças, da identidade, da cultura e das relações étnico-raciais? O objetivo geral é problematizar como ocorre o concurso "Beleza Negra", realizado durante a Semana da Consciência Negra, e como os/as estudantes e o/a professor/a se sentem ao participar desse concurso, enquanto ação pedagógica. Os objetivos específicos são: 1) Rastrear se as ações “ditas” afirmativas institucionais tencionam um discurso antirracista no espaço escolar; 2) Levantar se a beleza negra possibilita saberes estético-corpóreos de ressignificação da cultura afro-brasileira e africana; e, 3) Discutir de que maneira a beleza negra proporciona manifestações de empoderamento de desconstrução do corpo negro regulado; e, 4) analisar e interpretar gestos, marcas e interdiscursos, bem como imaginários oriundos da atividade de extensão do concurso “Beleza Negra”. Para tanto, ancora-se no aporte teórico-metodológico dos trabalhos arqueogenealógicos de Foucault (2014), em diálogo com a Análise do discurso, ao mobilizar as noções de discurso, formação discursiva, saber/poder e resistência, entrelaçando com o olhar transdisciplinarizado desconstrutivo de Coracini (1991). Além de integrar a abordagem decolonial, valendo-se de Quijano (2005), Castro-Gómez (2007) e Mignolo (2017), bem como das epistemologias negras, com destaque para Fanon (2005), Gomes (2006), Almeida (2019), Kilomba (2019), Devulsky (2021), Bento (2022) e Carneiro (2023). A coleta foi por meio de entrevistas dialogadas narrativas (Rocha; Daher; Sant’ Anna, 2004) com os jovens negros/as estudantes e o professor do IFMS, que participaram do concurso “Beleza Negra”. Os resultados indicam que os jovens negros/as veem o concurso como ressignificação da cultura afro-brasileira e africana; e se sentem empoderados na luta contra o racismo estrutural por meio de um aprendizado decolonial e antirracista. Esta tese está organizada em três seções: a seção I, condições de produção, aborda os sentidos de (re)existências contra o racismo, o discurso do branqueamento e as ações afirmativas; a seção II trata de questões sobre a análise do discurso, os dispositivos de saber-poder, a formação discursiva e práticas discursivas foucaultianas. A seção III analisa e reflete sobre os dizeres dos discentes negras/es/os e do professor participante do concurso, observando seus discursos e efeitos de sentido. Por fim, as Considerações finais tratam dos resultados das narrativas dos participantes do concurso “Beleza Negra”. Espera-se que esta pesquisa contribua para maior visibilidade das narrativas negras, para o reconhecimento da diversidade estética e para a valorização da identidade afro-brasileira. Palavras-chave: Beleza negra; Étnico-racial; Análise do Discurso; Saber-Poder. |
| Abstract: | PEREIRA, Gilmar Ribeiro. Knowledge, power, and resistance: Black Beauty and the construction of black identity of racialized Black people. 2024. 184 f. Thesis (Ph.D. in Letters) – Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas/MS. ABSTRACT This research is justified by the production of discourses around beauty, with an emphasis on the “Black Beauty” contest at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas campus, which promotes interventions through affirmative action and the promotion of human equality, discussing identity minorities and their ethnic-racial exclusions. In this regard, it takes as its basis Law n.º 10.639/2003, in accordance with the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations, and Resolution n.º 003/2004, which adresses the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture – subsequently amended by Law n.º 11.645/2008, which includes the history of indigenous peoples. We start from the assumption that black subjects are marked by structural/institutional racism and the discursive hegemony of whitening (branqueamento). Thus, we hypothesize that the Black Beauty contest can aesthetically enhance the deconstruction of body regulation forms, which are thematized and folklorized, with the aim of questioning the negativity device historically constructed by whitening in the researched setting. The research questions are: a) How does the concept of "Black Beauty" dialogue with Law n.º 10.639/2003 and the official documents of the IFMS regarding affirmative actions and ethnic-racial relations? b) In what way do Black students recognize themselves as the majority in terms of population, and under what conditions do they identify as minoritized in their ethnic-racial rights? c) How is the relationship established between language and Black Beauty in the constitution of the said/unsaid, within/of differences, identity, culture, and ethnic-racial relations? The general objective is to problematize how the "Black Beauty" contest, held during Black Awareness Week, takes place, and how the students and the teacher feel when participating in this contest as a pedagogical action. The specific objectives are: 1) To trace whether the institutional "said" affirmative actions tension an anti-racist discourse in the school environment; 2) To ascertain whether Black Beauty enables aesthetic-corporeal knowledges that resignify Afro-Brazilian and African culture; 3) To discuss the ways in which Black Beauty provides manifestations of empowerment in the deconstruction of the regulated Black body; and, 4) To analyze and interpret gestures, marks, and interdiscourses, as well as imaginaries originating from the extension activity of the "Black Beauty" contest. To this end, the study is anchored in the theoretical-methodological framework of Foucault’s archaeogenealogical works (2014), in dialogue with Discourse Analysis, mobilizing the notions of discourse, discursive formation, knowledge/power (saber/poder), and resistance, intertwined with the deconstructive transdisciplinary perspective of Coracini (1991). We also integrate the decolonial approach, drawing upon Quijano (2005), Castro-Gómez (2007), and Mignolo (2017), as well as Black epistemologies, with emphasis on Fanon (2005), Gomes (2006), Almeida (2019), Kilomba (2019), Devulsky (2021), Bento (2022), and Carneiro (2023). Data collection was carried out through dialogical narrative interviews (Rocha; Daher; Sant’ Anna, 2004) with the Black students and the teacher from the IFMS who participated in the "Black Beauty" contest. The results indicate that the Black youth view the contest as a resignification of Afro-Brazilian and African culture and feel empowered in the struggle against structural racism through a decolonial and anti-racist learning process. This thesis is organized into three sections: Section I, conditions of production, addresses the meanings of (re)existence against racism, the discourse of whitening, and affirmative actions; Section II deals with issues concerning discourse analysis, knowledge/power devices, discursive formation, and Foucauldian discursive practices. Section III analyzes and reflects on the statements of the Black students/participants and the participating teacher of the contest, observing their discourses and effects of meaning. Finally, the Final Considerations address the results of the narratives of the "Black Beauty" contest participants. This research is expected to contribute to greater visibility of Black narratives, the recognition of aesthetic diversity, and the valorization of Afro-Brazilian identity. Keywords: Black Beauty; Ethnic-racial; Discourse Analysis; Knowledge-Power. |
| Palavras-chave: | Beleza negra Étnico-racial Análise do Discurso Saber-Poder |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13712 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Tese a beleza negra Gilmar (1).pdf | 7,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

