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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13689| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Vantagens e limitações do uso da gamificação do ponto de vista da analise do comportamento |
| Autor(es): | GABRIEL BATISTA NOGUEIRA |
| Primeiro orientador: | VINICIUS SANTOS FERREIRA |
| Resumo: | Este trabalho realizou uma revisão sistemática para investigar as vantagens e as limitações do uso da gamificação no contexto psicoterapêutico, sob a perspectiva da Análise do Comportamento. O conceito de gamificação, definido como a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados ao entretenimento, foi explorado em diferentes estudos com foco na sua eficácia em aumentar o engajamento, motivação e adesão às intervenções terapêuticas. A pesquisa identificou diversas categorias, incluindo tipos de intervenção, vantagens, limitações, além dos procedimentos de ensino envolvidos. Os resultados evidenciam que a gamificação tem potencial para promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, bem como a redução de comportamentos problemáticos e o aumento na qualidade de vida dos participantes. No entanto, desafios como acessibilidade, barreiras técnicas e baixa confiabilidade de algumas ferramentas também foram destacados. Os elementos gamificados, como reforçamento arbitrário e sistemas de recompensa, alinham-se aos princípios da análise do comportamento e demonstram sua relevância para o processo psicoterápico. Conclui-se que a gamificação representa uma ferramenta promissora na psicoterapia, no entanto, são necessários avanços tecnológicos e estudos mais robustos para consolidar sua aplicação prática em diferentes contextos terapêuticos. |
| Abstract: | This study conducted a systematic review to investigate the advantages and limitations of using gamification in a psychotherapeutic context, from the perspective of Behavior Analysis. The concept of gamification, defined as the application of game elements and mechanics in contexts unrelated to entertainment, was explored in different studies focusing on its effectiveness in increasing engagement, motivation, and adherence to therapeutic interventions. The research identified several categories, including types of intervention, advantages, limitations, and the teaching procedures involved. The results show that gamification has the potential to promote the development of social and emotional skills, as well as the reduction of problematic behaviors and an increase in the quality of life of participants. However, challenges such as accessibility, technical barriers, and low reliability of some tools were also highlighted. Gamified elements, such as arbitrary reinforcement and reward systems, align with the principles of behavior analysis and demonstrate their relevance to the psychotherapeutic process. In conclusion, gamification represents a promising tool in psychotherapy; however, technological advancements and more robust studies are needed to consolidate its practical application in different therapeutic contexts. |
| Palavras-chave: | "Gamificação" "Gamification" "Análise do comportamento" "Behavior analysis" "Psicoterapia" "psychotherapy" |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13689 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAR) |
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