Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13671| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Aprender e Ensinar - O estágio obrigatório e suas vivências na formação docente. |
| Autor(es): | HELENA JESUS SILVA DE SOUZA |
| Primeiro orientador: | ROZANA VANESSA FAGUNDES VALENTIM DE GODOI |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso desenvolvido na etapa final da graduação do curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Faculdade de Artes Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve como objetivo pesquisar as vivências dos Estágios Obrigatórios do curso de Artes Visuais - Licenciatura. O estudo foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica de teóricos e autores como, Freire (1996); Pimenta e Lima (2012); Ferraz e Fusari (2001); bell hooks (2013); Rauen e Momoli (2015); entre outros. Além de atender o objetivo geral, a pesquisa descreve o desenvolvimento dos Estágios na graduação, especificamente aqueles que acontecem no ambiente regular de ensino e analisa as percepções dos sujeitos sobre identidade, motivação, preparação, experimentações e documentação obrigatória, buscando compreender o estágio e sua importância na formação docente. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, e como metodologia a revisão bibliográfica, além da coleta de dados com participantes deste estudo (por meio de questionário online e análise documental dos relatórios de estágio da autora). A pesquisa está organizada em três capítulos, sendo eles: capítulo um, Estágio, o primeiro contato no capítulo dois, O Estágio Obrigatório Supervisionado em Artes Visuais - Licenciatura: um processo de aprender e ensinar e por fim, o capítulo três, que tratou de compreender O estágio na voz dos estagiários. Considerou-se ao término desta pesquisa que o estágio obrigatório em Artes Visuais é um espaço formativo essencial para a construção da identidade docente, aproximando teoria e prática e desenvolvendo um olhar mais crítico e reflexivo sobre sua prática docente. |
| Abstract: | This course completion work developed in the final stage of the undergraduate studies of the Visual Arts - Licentiate degree course, from the College of Arts, Letters, and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul, aimed to research the experiences of the Mandatory Internships of the Visual Arts - Licentiate degree course. The study was developed from the bibliographic review of theorists and authors such as, Freire (1996); Pimenta e Lima (2012); Ferraz e Fusari (2001); bell hooks (2013); Rauen e Momoli (2015); among others. In addition to meeting the general objective, the research describes the development of the Internships in undergraduate studies, specifically those that occur in the regular teaching environment and analyzes the perceptions of the subjects about identity, motivation, preparation, experimentations, and mandatory documentation, seeking to understand the internship and its importance in teacher training. For this, the qualitative approach was used, and as methodology the bibliographic review, in addition to data collection with participants of this study (through online questionnaire and documentary analysis of the author's internship reports). The research is organized into three chapters, which are: chapter one, Internship, the first contact in chapter two, The Supervised Mandatory Internship in Visual Arts - Licentiate: a process of learning and teaching and finally, the chapter three, which dealt with understanding The internship in the voice of the interns. It was considered at the end of this research that the mandatory internship in Visual Arts is an essential formative space for the construction of teaching identity, bringing theory and practice closer and developing a more critical and reflective look on one's teaching practice. |
| Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação vivências Identidade Docente. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13671 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 32289.pdf | 16,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

