Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13669| Tipo: | Material Didático |
| Título: | Olhar, sentir e criar: imagem e criatividade nas aulas de arte |
| Título(s) alternativo(s): | Seeing, Feeling, and Creating: Image and Creativity in Art Classes |
| Resumo: | Este material didático foi construído a partir de experiências pedagógicas desenvolvidas com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Wilson Taveira Rosalino, em Campo Grande (MS), no contexto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGARTES/FAALC/UFMS). O ponto de partida da investigação foi compreender como a interpretação da imagem pode atuar como estímulo ao processo criativo no ensino de arte, valorizando o olhar sensível dos estudantes e respeitando suas trajetórias, repertórios e modos próprios de expressão. Para isso, foi desenvolvida uma proposta que incentiva a leitura de imagens, a criação artística e a reflexão coletiva, articulando teoria e prática por meio da experiência em sala de aula. As atividades reunidas neste material dialogam com as obras da artista Priscilla Pessoa, cuja poética visual permitiu explorar temas contemporâneos, afetivos e imagéticos com os estudantes. A partir dessas obras, foram elaboradas práticas que integraram escuta, invenção e imaginação, criando espaços para a construção de sentidos a partir do que se vê, sente e transforma em arte. Organizado de maneira acessível e adaptável, este material destina-se a professores de Arte, educadores da escola pública e estudantes de licenciatura interessados em promover uma educação artística viva, sensível e crítica. Que estas páginas possam inspirar práticas que entrelaçam a cultura popular, a arte contemporânea regional e o universo expressivo dos estudantes, ampliando as possibilidades de criação no cotidiano escolar. |
| Abstract: | This educational material was developed from pedagogical experiences conducted with a 9th-grade class at Escola Municipal Professor Wilson Taveira Rosalino, in Campo Grande (MS), within a research project carried out in the Professional Master's Program in Arts (PROFARTES), linked to the Graduate Program in Arts at the Faculty of Arts, Letters and Communication of the Federal University of Mato Grosso do Sul (PPGARTES/FAALC/UFMS). The investigation sought to understand how image interpretation can stimulate the creative process in art education, valuing students’ sensitive perception while respecting their trajectories, repertoires, and personal modes of expression. To this end, a proposal was developed that encourages image reading, artistic creation, and collective reflection, articulating theory and practice through classroom experience. The activities compiled in this material dialogue with the works of the artist Priscilla Pessoa, whose visual poetics enabled the exploration of contemporary, affective, and imagetic themes with the students. Based on these works, practices were created that integrated listening, invention, and imagination, fostering spaces for constructing meaning from what is seen, felt, and transformed into art. Organized in an accessible and adaptable way, this material is intended for Art teachers, public school educators, and pre-service art education students interested in promoting a vibrant, sensitive, and critical art education. May these pages inspire practices that intertwine popular culture, regional contemporary art, and the expressive universe of students, broadening creative possibilities in the school context. |
| Palavras-chave: | Educação education Artes Visuais visual arts Fábulas Fables |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Citação: | RASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação. Brasília: MEC, 2019. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. MARTINS, Maria Eni de M. S.; BICUDO, Maria Aparecida V. A pesquisa qualitativa e a construção do conhecimento científico em psicologia. São Paulo: Centauro, 2003. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995. PEREIRA, Eliseu de Araújo. A imagem e a criatividade nas aulas de Arte: um estudo fenomenológico com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. 2025. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2025. SOUZA, P. C. A. Por quem somos e seremos: fenomenologia, saberes populares, arte e docência. In: SOUZA, P. C. A.; ABREU, S. R.; FERNANDES, V. L. P. Percursos na formação em arte: abordagens e reflexões epistemológicas. Campo Grande: Ed. UFMS, 2022. p. 194-241. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5115 . Acesso em: 2 set. 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13669 |
| Aparece nas coleções: | Artes - Mestrado |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PEREIRA E A _ Olhar, sentir e criar - imagem e criatividade nas aulas de arte.pdf | Material didático para o ensino de artes visuais | 8,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

