Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13637
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS EM SOLUÇÕES AQUOSAS
Autor(es): GEOVANA DE SOUZA ALMEIDA
Primeiro orientador: ADRIANA DA SILVA POSSO
Resumo: O estudo investigou uma sequência de ensino investigativa sobre reações químicas em soluções aquosas com licenciandos em Química da UFMS. Apesar de dificuldades conceituais persistirem, a abordagem investigativa favoreceu participação ativa e melhor compreensão dos conteúdos, indicando que práticas contextualizadas e mediadas contribuem para uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: The study examined an investigative teaching sequence on aqueous chemical reactions with chemistry undergraduates at UFMS. Although conceptual difficulties persisted, the investigative approach fostered active participation and improved understanding, indicating that contextualized and well-mediated practices contribute to more meaningful learning.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Ensino de Química
Sequência de ensino investigativa
Reações químicas em solução aquosa
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13637
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura (INQUI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
32841.pdf924,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.