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Tipo: Tese
Título: OLHARES BAKHTINIANOS SOBRE A MÚSICA DE ALMIR SATER E A EDUCAÇÃO QUÍMICA
Autor(es): Joice Menezes Lupinetti
Primeiro orientador: Daniele Correia
Resumo: Pesquisadores da área de ensino de ciências têm destacado o potencial pedagógico da música no desenvolvimento da formação integral dos estudantes da educação básica. Nesta direção, o presente trabalho está organizado no formato de quatro artigos científicos. No Artigo 1, a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) revela o crescente aumento da produção científica relacionada às tendências da inserção da música no ensino de ciências. No que diz respeito aos impactos percebidos quanto ao uso da música no desenvolvimento dos conteúdos, reverberam as aprendizagens de conteúdos atitudinais na educação básica, revelando que a música é um recurso que promove o engajamento e a motivação dos estudantes. O impacto positivo se estende à criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, ao desenvolvimento da criatividade, à diversidade cultural e até mesmo ao estímulo da memória cognitiva. O Artigo 2, apresenta o processo de análise dos elementos presentes nas canções de Almir Sater, em que foi possível identificar signos, símbolos e representações que estabelecem conexões significativas com o mundo teórico da química. Esses, quando interpretados sob uma perspectiva científica e contextual, revelam analogias, conceitos e práticas relacionadas à ciência química, evidenciando como manifestações culturais, por exemplo, a música, podem dialogar com saberes acadêmicos, aproximando o conhecimento científico e o cotidiano. Os Artigos 3 e 4 apresentam resultados do estudo empírico, de abordagem qualitativa, desenvolvido nesta tese de doutoramento. Nestes Artigos, foram analisados os resultados da intervenção didática desenvolvida com 20 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de tempo integral, localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2024, em que os estudantes foram orientados a refletirem sobre a música regional do cantor e compositor Almir Sater, produzindo releituras das obras do artista. O objetivo foi compreender como as canções do cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater aproximam o mundo da vida dos estudantes aos saberes da química, relacionados à composição de materiais. Nesta etapa da pesquisa, as produções orais e escritas dos estudantes foram analisadas a partir dos pressupostos do referencial filosófico de Mikhail Bakhtin e de princípios musicológicos. Os resultados relatados nos Artigos 3 e 4 evidenciam que a criação de canções autorais, a partir da releitura das composições de Almir Sater, mobilizou elementos musicais que possibilitaram a construção e apropriação de conceitos científicos relacionados aos fenômenos como o brilho dos vagalumes, o surgimento das estrelas, características das plantas e processos envolvidos na produção de tinta aquarela. Esta abordagem revelou compreensões que se manifestaram por meio de sentidos e significados (re)construídos pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. Além disso, a proposta permitiu que a sala de aula, inicialmente concebida como um cronotopo tradicional, fosse ressignificada, passando a ser reconhecida como um espaço dinâmico, no qual os enunciados foram respeitados, orientados e modificados, promovendo a emergência de relações dialógicas e polifônicas entre os participantes (Artigo 3 e 4). Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar e fortalecer os debates sobre a relevância da valorização e da articulação entre a Educação Química e a música.
Abstract: Researchers in the field of science education have highlighted the pedagogical potential of music in fostering the holistic development of students in basic education. In this context, the present work is organized in the format of four scientific articles. In Article 1, the Systematic Literature Review (SLR) reveals a growing body of research related to trends in the integration of music into science teaching. Regarding the perceived impacts of using music in content development, the findings emphasize the learning of attitudinal content in basic education, showing that music is a resource that promotes student engagement and motivation. The positive impact extends to the creation of learning-friendly environments, the development of creativity, cultural diversity, and even the stimulation of cognitive memory. Article 2 presents the process of analyzing elements found in the songs of Almir Sater, in which signs, symbols, and representations were identified that establish meaningful connections with the theoretical and cultural universe of chemistry. When interpreted from a scientific and contextual perspective, these elements reveal analogies, concepts, and practices related to chemical science, demonstrating how cultural expressions, such as music, can interact with academic knowledge and bridge scientific understanding with everyday life. Articles 3 and 4 present the results of the empirical study, using a qualitative approach, conducted in this doctoral thesis. In these articles, the outcomes of the didactic intervention with 20 third-year high school students from a full-time public school in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul, in 2024, were analyzed. Students were guided to reflect on the regional music of singer-songwriter Almir Sater, producing reinterpretations of his works. The objective was to understand how the songs of the Mato Grosso do Sul musician bring students’ life experiences closer to the theoretical knowledge of chemistry, particularly related to material composition. In this stage of the research, students’ oral and written productions were analyzed based on the philosophical framework of Mikhail Bakhtin and musicological principles. The results reported in Articles 3 and 4 demonstrate that creating original songs, inspired by reinterpretations of Almir Sater’s compositions, mobilized musical elements that enabled the construction and appropriation of scientific concepts related to phenomena such as the glow of fireflies, the emergence of stars, plant characteristics, and processes involved in watercolor production. This approach revealed understandings that manifested through meanings and interpretations (re)constructed by students during the activities. Moreover, the proposal allowed the classroom, initially conceived as a traditional chronotope, to be re-signified, becoming recognized as a dynamic space in which statements were respected, guided, and modified, fostering the emergence of dialogical and polyphonic relationships among participants (Articles 3 and 4). Finally, it is expected that this research will contribute to expanding and strengthening discussions on the relevance of valuing and integrating Chemistry Education and music.
Palavras-chave: Ensino de Química. Material Didático. Música Regional. Mikhail Bakhtin.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13607
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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