Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1355
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Transtornos depressivos: um material didático para a educação a distância
Título(s) alternativo(s): Depressive disorders: didactic material for distance education
Autor(es): Candido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva
Furegato, Antonia Regina Ferreira
Abstract: A depressão é um grave problema de saúde pública freqüente nas unidades de atenção básica à saúde. A falta de conhecimento adequado do enfermeiro é um dos responsáveis pela deficiência na identificação e no cuidado aos deprimidos. Uma das respostas para transpor este impasse é a educação a distância. Nosso estudo teve por objetivo construir e analisar um material sobre depressão. O conteúdo teórico do material didático foi organizado em módulos. Os aspectos visuais e verbais do material foram testados por Especialistas com atuação no ensino e na assistência à depressão. Optou-se por uma amostra intencional. Utilizou-se um instrumento escalar tipo Likert. Os resultados apontaram que não houve discordância significativa quanto à opinião dos especialistas sobre o material produzido. Consideraram o conteúdo abrangente, atendendo aos objetivos instrucionais, com seqüência, exercícios e referências pertinentes.
ABSTRACT - Depression is a frequent and severe public health problem in basic health care units. Nurses' lack of adequate knowledge is one of the factors responsible for the deficient identification and care delivery to depressed persons. One of the answers to overcome this deadlock is distance education. Our study aimed to construct and analyze material about depression. The theoretical content of the didactic material was organized in modules. The visual and verbal aspects of the material were tested by Specialists active in teaching and care delivery to depression. An intentional sample was chosen. A Likert-type instrument was used. The results indicated that there was no significant disagreement among the specialists' opinions on the produced material. They considered the content as comprehensive, complying with the instructional objectives through sequence, exercises and pertinent references.
Palavras-chave: Depressão
Educação a Distância
Enfermagem
Depression
Education, Distance
Nursing
Editor: Escola Anna Nery
Citação: CANDIDO, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Transtornos depressivos: um material didático para a educação a distância. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, set. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000300012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300012
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1355
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:CPTL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transtornos depressivos um material.pdf821,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.