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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva-
dc.creatorFuregato, Antonia Regina Ferreira-
dc.date.accessioned2012-05-09T18:13:29Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCANDIDO, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Transtornos depressivos: um material didático para a educação a distância. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, set. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000300012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 maio 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1355-
dc.description.abstractA depressão é um grave problema de saúde pública freqüente nas unidades de atenção básica à saúde. A falta de conhecimento adequado do enfermeiro é um dos responsáveis pela deficiência na identificação e no cuidado aos deprimidos. Uma das respostas para transpor este impasse é a educação a distância. Nosso estudo teve por objetivo construir e analisar um material sobre depressão. O conteúdo teórico do material didático foi organizado em módulos. Os aspectos visuais e verbais do material foram testados por Especialistas com atuação no ensino e na assistência à depressão. Optou-se por uma amostra intencional. Utilizou-se um instrumento escalar tipo Likert. Os resultados apontaram que não houve discordância significativa quanto à opinião dos especialistas sobre o material produzido. Consideraram o conteúdo abrangente, atendendo aos objetivos instrucionais, com seqüência, exercícios e referências pertinentes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Depression is a frequent and severe public health problem in basic health care units. Nurses' lack of adequate knowledge is one of the factors responsible for the deficient identification and care delivery to depressed persons. One of the answers to overcome this deadlock is distance education. Our study aimed to construct and analyze material about depression. The theoretical content of the didactic material was organized in modules. The visual and verbal aspects of the material were tested by Specialists active in teaching and care delivery to depression. An intentional sample was chosen. A Likert-type instrument was used. The results indicated that there was no significant disagreement among the specialists' opinions on the produced material. They considered the content as comprehensive, complying with the instructional objectives through sequence, exercises and pertinent references.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola Anna Nerypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectEducation, Distancept_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.titleTranstornos depressivos: um material didático para a educação a distânciapt_BR
dc.title.alternativeDepressive disorders: didactic material for distance educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300012-
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