Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13510
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CAUSAS, SINTOMAS E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO: REVISÃO NARRATIVA
Autor(es): MARIA JÚLIA SALMI CASTRO
LETICIA ESPINDOLA TREVISAN DA SILVA
Primeiro orientador: MARCELO ALESSANDRO RIGOTTI
Resumo: Introducao: A Síndrome de Burnout (SB), descrita por Herbert Freudenberger em 1974, caracteriza-se por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal, resultantes do estresse crônico associado ao trabalho ou aos estudos. Entre estudantes de enfermagem, a SB tem se tornado um problema crescente devido à sobrecarga acadêmica, à pressão por desempenho e ao contato precoce com o sofrimento humano durante os estágios. Objetivo: teve como objetivo identificar as principais causas, sintomas e estratégias de prevenção da SB entre acadêmicos de enfermagem. Materiais e Métodos: Este estudo, desenvolvido como uma revisão narrativa. Foram analisados artigos publicados entre 2020 e 2025, selecionados nas bases SciELO, BVS e LILACS. Os resultados apontam prevalência significativa de Burnout entre estudantes, com sintomas como cansaço persistente, distúrbios do sono e desmotivação. Resultado: As principais causas incluem carga horária excessiva, exigências emocionais e falta de suporte institucional. Como estratégias preventivas, destacam-se programas de acolhimento psicológico, promoção do autocuidado e revisão das políticas acadêmicas. Conclusao: Concluise que a prevenção da SB requer ações conjuntas entre estudantes, docentes e gestores, visando formar profissionais mais saudáveis e resilientes.
Abstract: Introduction: Burnout Syndrome (BS), first described by Herbert Freudenberger in 1974, is characterized by emotional exhaustion, depersonalization, and reduced personal accomplishment resulting from chronic stress related to work or academic demands. Among nursing students, BS has become an increasing concern due to academic overload, performance pressure, and early exposure to human suffering during clinical training. Objective: The aim of this study was to identify the main causes, symptoms, and prevention strategies related to BS among nursing students. Materials and Method: This study was conducted as a narrative review. Articles published between 2020 and 2025 were analyzed and selected from the SciELO, BVS, and LILACS databases. The findings indicate a significant prevalence of Burnout among students, with symptoms such as persistent fatigue, sleep disturbances, and lack of motivation. Results: The main causes include excessive workload, emotional demands, and insufficient institutional support. Preventive strategies highlighted in the literature involve psychological support programs, promotion of self-care, and revision of academic policies. Conclusion: It is concluded that preventing BS requires joint efforts from students, educators, and administrators in order to foster healthier and more resilient professionals.
Palavras-chave: Esgotamento psicológico
Estudantes de enfermagem
Saúde mental
Estresse acadêmico
Prevenção.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13510
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
19339.pdf354,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.