Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13482| Tipo: | Dissertação |
| Título: | OXIRREDUÇÃO EM FOCO: UMA ABORDAGEM SOB A ÓPTICA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VIDA |
| Autor(es): | Eder Sandim Felipe |
| Primeiro orientador: | Walmir Silva Garcez |
| Resumo: | Esta dissertação apresenta a elaboração de um livro paradidático intitulado “Oxirredução em Foco: uma Abordagem sob a Óptica da Ciência, Tecnologia e Vida”, desenvolvido para facilitar o ensino e a aprendizagem do tema oxirredução no ensino básico, integrando conceitos científicos, tecnológicos e biológicos. O material procura superar as limitações do ensino tradicional, que frequentemente se restringe ao cálculo do número de oxidação, promovendo uma compreensão significativa e contextualizada do tema para estudantes e professores do ensino fundamental e médio. A finalidade é desenvolver um livro paradidático (LPD) que contextualize os conceitos teóricos da oxirredução, estimule o pensamento crítico e facilite a compreensão das reações redox e suas aplicações. Os caminhos percorridos incluem revisão teórica do tema, evidenciar a relevância social das reações de oxirredução e aplicar ferramentas da transposição didática para adaptar o conteúdo ao ensino básico. As reações de oxirredução são fundamentais para entender processos naturais, tecnológicos e biológicos, como respiração celular, corrosão, combustão e funcionamento de dispositivos eletroquímicos. O LPD apresenta o conceito de oxirredução relacionado à transferência de elétrons e energia, ressaltando sua relevância diária e para a ciência e tecnologia. O texto mantém o foco em ciência, tecnologia e suas aplicações na vida. A abordagem amplia a visão tradicional, buscando conectar o conhecimento científico ao cotidiano dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e a autonomia intelectual. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, aprendizagem significativa e transposição didática externa (TDE), adaptando o conhecimento científico complexo em conteúdo acessível e contextualizado para o ensino básico. O livro paradidático (LPD) é concebido como um recurso complementar aos materiais didáticos tradicionais, promovendo uma abordagem mais dinâmica e crítica do ensino de oxirredução. O LPD elaborado oferece uma visão integrada e ampliada do tema oxirredução, destacando a importância dos diferentes modelos explicativos e suas aplicações em ciência, tecnologia e vida. Ao conectar teoria e prática, o material contribui para uma aprendizagem mais significativa, superando a limitação do ensino focado apenas no número de oxidação. O próximo passo sugerido é a transposição didática interna (TDI), que visa a aplicação prática do conteúdo em sala de aula, consolidando o aprendizado. Este trabalho representa um avanço na educação química, fornecendo um recurso atualizado que pode ser utilizado por professores e alunos para aprofundar o conhecimento em oxirredução e suas múltiplas facetas, promovendo a formação de cidadãos mais críticos e conscientes da importância da química em seu cotidiano. Palavras-chave: Oxirredução; Livro Paradidático; Aprendizagem Significativa; Transposição Didática. |
| Abstract: | This dissertation presents the development of a supplementary textbook entitled “Redox in Focus: An Approach through the Lens of Science, Technology, and Life,” created to facilitate the teaching and learning of the redox topic in basic education by integrating scientific, technological, and biological concepts. The material seeks to overcome the limitations of traditional teaching, which often focuses only on calculating oxidation numbers, by promoting a meaningful and contextualized understanding of the subject for elementary and high school students and teachers. The purpose is to develop a supplementary textbook (LPD) that contextualizes the theoretical concepts of redox, stimulates critical thinking, and facilitates the comprehension of redox reactions and their applications. The steps taken include a theoretical review of the topic, highlighting the social relevance of redox reactions, and applying didactic transposition tools to adapt the content for basic education. Redox reactions are fundamental for understanding natural, technological, and biological processes, such as cellular respiration, corrosion, combustion, and the operation of electrochemical devices. The LPD presents the concept of redox in relation to the transfer of electrons and energy, emphasizing its daily relevance and importance to science and technology. The text maintains a focus on science, technology, and their applications in everyday life. The approach broadens the traditional view, aiming to connect scientific knowledge to students’ daily lives, stimulating critical thinking and intellectual autonomy. The methodology is based on bibliographic research, meaningful learning, and external didactic transposition (EDT), adapting complex scientific knowledge into accessible and contextualized content for basic education. The supplementary textbook (LPD) is designed as a complementary resource to traditional teaching materials, promoting a more dynamic and critical approach to teaching redox. The developed LPD offers an integrated and expanded view of the redox topic, highlighting the importance of different explanatory models and their applications in science, technology, and life. By connecting theory and practice, the material contributes to more meaningful learning, overcoming the limitation of teaching focused solely on oxidation numbers. The next step suggested is internal didactic transposition (IDT), which aims at the practical application of the content in the classroom, consolidating learning. This work represents progress in chemistry education, providing an updated resource that can be used by teachers and students to deepen their knowledge of redox and its multiple facets, promoting the formation of more critical citizens who are aware of the importance of chemistry in their daily lives. Keywords: Redox Reactions; Supplementary Textbook; Meaningful Learning; Didactic Transposition. |
| Palavras-chave: | xx |
| País: | Brasil |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13482 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO E PRODUTO DE MESTRADO - PROFQUI - EDER - SIGPÓS.pdf | 5,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

