Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa de residência pedagógica como espaço de formação e construção da identidade docente: Um relato de esperiência
Autor(es): MICHELLY OLIVEIRA DE ARRUDA
Primeiro orientador: ELVIS CHRISTIAN MADUREIRA RAMOS
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para minha formação docente no curso de Geografia- Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. O estudo tem como objetivo compreender como a participação no programa contribuiu para o desenvolvimento profissional, pessoal e acadêmico da autora, especialmente na consolidação da identidade docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e reflexivo, estruturada como um relato de experiência. As atividades desenvolvidas no PRP possibilitaram uma imersão significativa na realidade escolar, permitindo articular teoria e prática e aprimorar competências pedagógicas como o planejamento, a mediação e a avaliação do ensino. A vivência incluiu aulas supervisionadas, participação em projetos de extensão, reuniões pedagógicas e atividades integradas entre universidade e escola, que favoreceram a compreensão crítica do papel do professor e ampliaram o compromisso com a educação pública. A inserção no ambiente escolar permitiu vivenciar desafios reais, estimulando o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da sensibilidade diante das demandas educacionais. Os resultados apontam que a Residência Pedagógica constitui um espaço essencial de aprendizagem e de formação integral, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e promovendo o desenvolvimento de uma postura reflexiva, ética e transformadora. Conclui-se que essa experiência foi decisiva para a consolidação da identidade docente e para o amadurecimento profissional e humano da futura professora.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Formação docente
Geografia
Ensino
Extensão.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
34091.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.