Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O Programa de residência pedagógica como espaço de formação e construção da identidade docente: Um relato de esperiência |
| Autor(es): | MICHELLY OLIVEIRA DE ARRUDA |
| Primeiro orientador: | ELVIS CHRISTIAN MADUREIRA RAMOS |
| Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para minha formação docente no curso de Geografia- Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. |
| Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. O estudo tem como objetivo compreender como a participação no programa contribuiu para o desenvolvimento profissional, pessoal e acadêmico da autora, especialmente na consolidação da identidade docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e reflexivo, estruturada como um relato de experiência. As atividades desenvolvidas no PRP possibilitaram uma imersão significativa na realidade escolar, permitindo articular teoria e prática e aprimorar competências pedagógicas como o planejamento, a mediação e a avaliação do ensino. A vivência incluiu aulas supervisionadas, participação em projetos de extensão, reuniões pedagógicas e atividades integradas entre universidade e escola, que favoreceram a compreensão crítica do papel do professor e ampliaram o compromisso com a educação pública. A inserção no ambiente escolar permitiu vivenciar desafios reais, estimulando o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da sensibilidade diante das demandas educacionais. Os resultados apontam que a Residência Pedagógica constitui um espaço essencial de aprendizagem e de formação integral, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e promovendo o desenvolvimento de uma postura reflexiva, ética e transformadora. Conclui-se que essa experiência foi decisiva para a consolidação da identidade docente e para o amadurecimento profissional e humano da futura professora. |
| Palavras-chave: | Residência Pedagógica Formação docente Geografia Ensino Extensão. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34091.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

