Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | MICHELLY OLIVEIRA DE ARRUDA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-28T21:01:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-28T21:01:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13398 | - |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. O estudo tem como objetivo compreender como a participação no programa contribuiu para o desenvolvimento profissional, pessoal e acadêmico da autora, especialmente na consolidação da identidade docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e reflexivo, estruturada como um relato de experiência. As atividades desenvolvidas no PRP possibilitaram uma imersão significativa na realidade escolar, permitindo articular teoria e prática e aprimorar competências pedagógicas como o planejamento, a mediação e a avaliação do ensino. A vivência incluiu aulas supervisionadas, participação em projetos de extensão, reuniões pedagógicas e atividades integradas entre universidade e escola, que favoreceram a compreensão crítica do papel do professor e ampliaram o compromisso com a educação pública. A inserção no ambiente escolar permitiu vivenciar desafios reais, estimulando o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da sensibilidade diante das demandas educacionais. Os resultados apontam que a Residência Pedagógica constitui um espaço essencial de aprendizagem e de formação integral, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e promovendo o desenvolvimento de uma postura reflexiva, ética e transformadora. Conclui-se que essa experiência foi decisiva para a consolidação da identidade docente e para o amadurecimento profissional e humano da futura professora. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| dc.subject | Formação docente | - |
| dc.subject | Geografia | - |
| dc.subject | Ensino | - |
| dc.subject | Extensão. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | O Programa de residência pedagógica como espaço de formação e construção da identidade docente: Um relato de esperiência | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | ELVIS CHRISTIAN MADUREIRA RAMOS | - |
| dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso analisa as contribuições do Programa Residência Pedagógica para minha formação docente no curso de Geografia- Licenciatura da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura (CPAN) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 34091.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

