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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicoterapia Familiar: Formação do Psicoterapeuta em Psicanálise
Autor(es): ANA JÚLIA MUNDIM E SOUZA DE PAULA MALHEIROS
Primeiro orientador: CAMILA BELLINI COLUSSI MACEDO
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a psicoterapia familiar e a escassez teórica e prática existente no Brasil, apresentando os desafios da formação e atuação do psicoterapeuta de família. A terapia de família busca analisar como as dinâmicas familiares em crise podem interferir no processo de desenvolvimento infantil, quais patologias poderiam estar relacionadas à um vínculo intrafamiliar conflituoso, como se dá o processo de resistências durante a psicoterapia em conjunto e quais recursos e técnicas que o terapeuta de família deverá ter para atuar na área. Foi realizada uma revisão narrativa sem critérios sistemáticos para desenvolvimento teórico e, posteriormente, utilizou-se de um método qualitativo para investigar a formação do terapeuta de família, analisando-se projetos pedagógicos dos cursos de Psicologia das Universidades Federais do Mato Grosso do Sul. Observou-se um déficit na formação dos psicólogos com relação a este tema. Desse modo, conclui-se sobre a importância do enriquecimento da prática profissional, iniciando-se com a inclusão de disciplinas nas grades curriculares dos cursos de Psicologia, promovendo enriquecimento teórico e técnico na formação dos profissionais para essa área de atuação.
Abstract: This paper aims to present family psychotherapy and the existing theoretical and practical shortage in Brazil, highlighting the challenges of family psychotherapist training and practice. Family therapy seeks to analyze how family dynamics in crisis can interfere with child development, which pathologies could be related to conflictual intrafamily bonds, how resistance occurs during joint psychotherapy, and what resources and techniques family therapists should have to work in this field. A narrative review was conducted without systematic criteria for theoretical development, and subsequently, a qualitative method was used to investigate family therapist training, analyzing pedagogical projects in Psychology programs at Federal Universities in Mato Grosso do Sul. A deficit in the training of psychologists regarding this topic was observed. Thus, we conclude that enriching professional practice is important, beginning with the inclusion of courses in the curriculum of Psychology programs, promoting theoretical and technical enrichment in the training of professionals for this field.
Palavras-chave: Terapia Familiar
Desenvolvimento Infantil
Resistências
Formação do Terapeuta em Psicanálise.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13382
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Psicologia - Bacharelado (CPAR)

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