Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13367| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | OS DESAFIOS DOS PROFESSORES INICIANTES |
| Autor(es): | EMILLY RODRIGUES SANTOS |
| Primeiro orientador: | FLAVIA WEGRZYN MAGRINELLI MARTINEZ |
| Resumo: | Esta pesquisa é um recorte de um trabalho desenvolvido na iniciação científica vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo identificar os desafios dos professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estado de Conhecimento (Francelino e Rebolo 2022) e está fundamentada nos autores García (1999) e Huberman (1989). A fim de alcançar o objetivo proposto, realizamos o mapeamento dos artigos científicos que versam sobre a referida temática. Como base de dados, utilizamos o Google Scholar e foram utilizados os seguintes descritores: “Professor Iniciante”, “Desafios”, “Educação Básica” e “Pedagogia”. Para refinar os dados, utilizamos o recorte temporal: 2022 a 2023. A partir destes critérios, obtivemos 464 artigos, dos quais realizamos a leitura dos títulos, palavras-chave e do resumo, de maneira a identificar quais pesquisas abordavam sobre a temática em questão. Sucedendo este processo, chegamos ao corpus de 100 artigos. Com a grande quantidade de documentos, optou-se por refinar os textos com um novo critério: identificar pesquisas que tratassem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e obtivemos o corpus de 9 artigos. A partir da Análise de Conteúdo Bardin (1977), constatou-se os principais desafios encontrados pelos professores em início de carreira, que são a insegurança na atuação profissional em sala de aula, a falta de apoio dos colegas e da coordenação pedagógica nas instituições em que atuam, e a instabilidade nos aspectos emocionais. |
| Abstract: | This research is an excerpt from work developed during undergraduate research at the Federal University of Mato Grosso do Sul, and aims to identify the challenges faced by beginning teachers working in the early years of elementary education in Brazilian schools. |
| Palavras-chave: | Professores iniciantes Desafios Anos Iniciais. |
| País: | |
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
| Sigla da Instituição: | UFMS |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13367 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 30815.pdf | 431,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

