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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESAFIOS COMUNICACIONAIS DA POPULAÇÃO SURDA NOS ATENDIMENTOS EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): MARIA EDUARDA ULRICH DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: MARIA ANGELICA MARCHETI
Resumo: A comunicação é elemento importante na promoção de atendimento em saúde de qualidade. A barreira comunicacional entre o profissional e o paciente corrobora para desafios significativos no cuidado, especialmente na perspectiva do cliente surdo. Este estudo tem como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas a respeito dos desafios enfrentados pela população surda no acesso e uso dos serviços de saúde, com ênfase nas barreiras comunicacionais, suas repercussões no cuidado e a preparação dos profissionais para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, composta por 11 artigos originais disponíveis na íntegra em formato eletrônico. Foram incluídos estudos publicados entre 2010 e 2025, em português (Brasil) e em inglês. Os estudos foram sintetizados em tabela, contemplando informações sobre a população investigada, os principais desafios identificados, os resultados encontrados e as conclusões de cada publicação. A análise evidenciou que os desafios enfrentados pela população surda se distribuem em dez grupos principais: dificuldade de comunicação; uso de estratégias inadequadas; problemas relacionados à administração de medicamentos; violação de privacidade e autonomia; atitudes profissionais inadequadas; falhas nos processos de diagnóstico e orientação; barreiras de acesso; dificuldades envolvendo acompanhantes; falta de acessibilidade; e situações de discriminação. A literatura evidencia a barreira linguística como o principal entrave no atendimento à população surda, envolvendo desafios de dimensões estruturais, comunicacionais, educativas e éticas que comprometem a integralidade do cuidado. A implementação das políticas que garantem o uso da LIBRAS ainda é limitada, refletindo a falta de preparo profissional e de ações inclusivas. Superar essas lacunas exige adequação estrutural e participação ativa da comunidade surda nas políticas públicas. Descritores: surdez; língua de sinais; pessoal de saúde; comunicação em saúde.
Abstract: A comunicação é elemento importante na promoção de atendimento em saúde de qualidade. A barreira comunicacional entre o profissional e o paciente corrobora para desafios significativos no cuidado, especialmente na perspectiva do cliente surdo. Este estudo tem como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas a respeito dos desafios enfrentados pela população surda no acesso e uso dos serviços de saúde, com ênfase nas barreiras comunicacionais, suas repercussões no cuidado e a preparação dos profissionais para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, composta por 11 artigos originais disponíveis na íntegra em formato eletrônico. Foram incluídos estudos publicados entre 2010 e 2025, em português (Brasil) e em inglês. Os estudos foram sintetizados em tabela, contemplando informações sobre a população investigada, os principais desafios identificados, os resultados encontrados e as conclusões de cada publicação. A análise evidenciou que os desafios enfrentados pela população surda se distribuem em dez grupos principais: dificuldade de comunicação; uso de estratégias inadequadas; problemas relacionados à administração de medicamentos; violação de privacidade e autonomia; atitudes profissionais inadequadas; falhas nos processos de diagnóstico e orientação; barreiras de acesso; dificuldades envolvendo acompanhantes; falta de acessibilidade; e situações de discriminação. A literatura evidencia a barreira linguística como o principal entrave no atendimento à população surda, envolvendo desafios de dimensões estruturais, comunicacionais, educativas e éticas que comprometem a integralidade do cuidado. A implementação das políticas que garantem o uso da LIBRAS ainda é limitada, refletindo a falta de preparo profissional e de ações inclusivas. Superar essas lacunas exige adequação estrutural e participação ativa da comunidade surda nas políticas públicas. Descritores: surdez; língua de sinais; pessoal de saúde; comunicação em saúde.
Palavras-chave: surdez
língua de sinais
pessoal de saúde
comunicação em saúde.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13335
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

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