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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARIA EDUARDA ULRICH DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-11-27T15:52:33Z-
dc.date.available2025-11-27T15:52:33Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13335-
dc.description.abstractA comunicação é elemento importante na promoção de atendimento em saúde de qualidade. A barreira comunicacional entre o profissional e o paciente corrobora para desafios significativos no cuidado, especialmente na perspectiva do cliente surdo. Este estudo tem como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas a respeito dos desafios enfrentados pela população surda no acesso e uso dos serviços de saúde, com ênfase nas barreiras comunicacionais, suas repercussões no cuidado e a preparação dos profissionais para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, composta por 11 artigos originais disponíveis na íntegra em formato eletrônico. Foram incluídos estudos publicados entre 2010 e 2025, em português (Brasil) e em inglês. Os estudos foram sintetizados em tabela, contemplando informações sobre a população investigada, os principais desafios identificados, os resultados encontrados e as conclusões de cada publicação. A análise evidenciou que os desafios enfrentados pela população surda se distribuem em dez grupos principais: dificuldade de comunicação; uso de estratégias inadequadas; problemas relacionados à administração de medicamentos; violação de privacidade e autonomia; atitudes profissionais inadequadas; falhas nos processos de diagnóstico e orientação; barreiras de acesso; dificuldades envolvendo acompanhantes; falta de acessibilidade; e situações de discriminação. A literatura evidencia a barreira linguística como o principal entrave no atendimento à população surda, envolvendo desafios de dimensões estruturais, comunicacionais, educativas e éticas que comprometem a integralidade do cuidado. A implementação das políticas que garantem o uso da LIBRAS ainda é limitada, refletindo a falta de preparo profissional e de ações inclusivas. Superar essas lacunas exige adequação estrutural e participação ativa da comunidade surda nas políticas públicas. Descritores: surdez; língua de sinais; pessoal de saúde; comunicação em saúde.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectsurdez-
dc.subjectlíngua de sinais-
dc.subjectpessoal de saúde-
dc.subjectcomunicação em saúde.-
dc.subject.classificationCiências da Saúdept_BR
dc.titleDESAFIOS COMUNICACIONAIS DA POPULAÇÃO SURDA NOS ATENDIMENTOS EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIA ANGELICA MARCHETI-
dc.description.resumoA comunicação é elemento importante na promoção de atendimento em saúde de qualidade. A barreira comunicacional entre o profissional e o paciente corrobora para desafios significativos no cuidado, especialmente na perspectiva do cliente surdo. Este estudo tem como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas a respeito dos desafios enfrentados pela população surda no acesso e uso dos serviços de saúde, com ênfase nas barreiras comunicacionais, suas repercussões no cuidado e a preparação dos profissionais para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, composta por 11 artigos originais disponíveis na íntegra em formato eletrônico. Foram incluídos estudos publicados entre 2010 e 2025, em português (Brasil) e em inglês. Os estudos foram sintetizados em tabela, contemplando informações sobre a população investigada, os principais desafios identificados, os resultados encontrados e as conclusões de cada publicação. A análise evidenciou que os desafios enfrentados pela população surda se distribuem em dez grupos principais: dificuldade de comunicação; uso de estratégias inadequadas; problemas relacionados à administração de medicamentos; violação de privacidade e autonomia; atitudes profissionais inadequadas; falhas nos processos de diagnóstico e orientação; barreiras de acesso; dificuldades envolvendo acompanhantes; falta de acessibilidade; e situações de discriminação. A literatura evidencia a barreira linguística como o principal entrave no atendimento à população surda, envolvendo desafios de dimensões estruturais, comunicacionais, educativas e éticas que comprometem a integralidade do cuidado. A implementação das políticas que garantem o uso da LIBRAS ainda é limitada, refletindo a falta de preparo profissional e de ações inclusivas. Superar essas lacunas exige adequação estrutural e participação ativa da comunidade surda nas políticas públicas. Descritores: surdez; língua de sinais; pessoal de saúde; comunicação em saúde.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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