Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CAMINHOS DA ESCOLA: O ACESSO A EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO 17 DE ABRIL - TEIJIN
Autor(es): SUELLEN OLIVEIRA DA SILVA
Primeiro orientador: DULCELI DE LOURDES TONET ESTACHESKI
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o acesso à educação no Assentamento 17 de Abril – Teijin, localizado no município de Nova Andradina (MS), entre os anos de 2005 e 2025. A pesquisa concentra-se nas dificuldades enfrentadas por estudantes para frequentarem a escola, com ênfase no deslocamento diário, na ausência ou precariedade do transporte escolar e nas condições físicas do trajeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-social, fundamentada em entrevistas com alunos/as, ex-alunos/as e motoristas escolares, análise documental e observações de campo. Utiliza-se a metodologia da história oral como forma de ouvir as vozes dos sujeitos entrevistados e compreender os sentidos atribuídos à escola. A partir das narrativas coletadas, busca-se identificar os desafios enfrentados pelas famílias na luta pelo direito à educação, considerando o contexto de um assentamento da reforma agrária. A pesquisa busca contribuir para a valorização das vozes do campo e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação rural.
Abstract: This study aims to analyze access to education in the 17 de Abril Settlement – Teijin, located in the municipality of Nova Andradina (MS), between 2005 and 2025. The research focuses on the difficulties faced by students in attending school, with an emphasis on daily commute, the absence or precariousness of school transportation, and the physical conditions of the route. This is a qualitative study with a historical-social approach, based on interviews with students, former students, and school drivers, document analysis, and field observations. The oral history methodology is used as a way to listen to the voices of the interviewees and understand the meanings attributed to school. Based on the narratives collected, the aim is to identify the challenges faced by families in the fight for the right to education, considering the context of an agrarian reform settlement. The research seeks to contribute to the appreciation of rural voices and to the strengthening of public policies aimed at rural education.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13328
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:História - Licenciatura (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
27954.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.