Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1332
Tipo: Dissertação
Título: Veredas de Transculturação : a travessia identitária nacional em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
Título(s) alternativo(s): Veredas de Transculracíon : la travesía de la identidad nacional en Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
Autor(es): Castilho, Priscila de Cássia Pinheiro
Primeiro orientador: Santos, Edgar Cezar Nolasco dos
Abstract: Esta pesquisa pretende analisar a obra Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa como o cenário transcultural da nação, observando o discurso literário como um dos fatores da identidade nacional, sendo essa formada e transformada a partir de suas representações simbólicas. A literatura é a representação e reflexão dessa nação assim como a cultura, pois a literatura se baseia em elementos sócio-culturais para representar a nação. Guimarães Rosa tem um papel decisivo na literatura e cultura brasileira: a de transformar dilemas como o global e local, tradição e modernidade em desafios para o intelectual moderno. A partir da década de 1950, o Brasil estava passando por um momento de transformação cultural e social mediante a modernização, que implicava novos padrões de globalização. Deste modo, o resultado é o desmoronamento das culturas populares regionais. Nessa época, Guimarães Rosa publica Grande sertão: veredas (1956), onde consegue traduzir esses dilemas em arte, narrando a nação a partir do processo de transculturação, que é o enfrentamento de culturas diferentes, cujo resultado é uma fusão de elementos provenientes das culturas em confronto. Considerando a narrativa rosiana como o cenário dos conflitos culturais da nação, cabe a esta pesquisa analisar a literatura como monumento memorialístico a partir do momento que ela relata o passado por meio do presente no afã de mudar o futuro da nação. Na narrativa rosiana encontra-se, além dos conflitos culturais, os conflitos temporais que são inerentes a toda narrativa autobiográfica. Os tempos, passado e presente, se conjugam na obra para entender as transformações culturais sofridas no sertão, em que o presente recorre ao passado, ou seja, a memória, para analisar criticamente os impactos sofridos pela modernização.
Esta investigacíon tiene como objetivo analizar el romance Grande sertão: veredas (1956), de João Guimarães Rosa cómo escenario transcultural de la nacíon, tomando nota del discurso literario como uno de los factores de la identidad nacional,que está formado y transformado desde sus representaciones simbólicas. La literatura es la representación y la reflexión de esa nación así como la cultura, pues la literatura se basa en elementos socio-culturales para representar a la nación. Guimaraes Rosa tiene un papel decisivo en la literatura brasileña y la cultura: transformar los dilemas local y mundial, la tradición y la modernidad, en desafío para el moderno intelectual. Desde la década de 1950 Brasil estaba pasando por un momento de transformación cultural y social por medio de la modernización, con la participación de los nuevos patrones de la globalización. Así pues, el resultado es el colapso de las culturas populares.En ese momento, Guimarães Rosa publica Grande sertão: veredas que puede traducir estos dilemas en el arte, diciéndole a la nación desde el proceso de transculturación, que es la confrontación de culturas diferentes que den lugar a una fusión de elementos de las culturas en conflicto. Considerando que la narrativa rosiana és lo escenario de los conflictos culturales de la nación, esta disertacíon examinará la literatura como monumento memorialístico desde el momento en que el pasado és narrada a través del presente, en el afán de cambiar el futuro de la nación. Puede encontrarse en la narrativa rosiana, el más allá de los conflictos culturales,los conflictos temporales que son inherentes a todos las narrativas autobiográficas. Los tiempos, pasado y presente se combinan en la narrativa para comprender los cambios culturales experimentados en el interior del país, donde el pasado se há incorporado a esta, o la memoria, a un examen crítico de los impactos causados por la modernización.
Palavras-chave: Identidade Cultural
Cultura
Sociologia
Transculturação
Escritores
Literatura Brasileira
Narrativa
Memória Autobiográfica
Cultural Identity
Culture
Sociology
Transculturation
Writers
Brazilian Literature
Narrative
Autobiographical Memory
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1332
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila.pdf713,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.