Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13164
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: A REALIDADE ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE NAVIRAÍ/MS
Autor(es): ROSANA LOPES DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS
Resumo: O estudo aborda sobre a atuação do coordenador pedagógico, com o objetivo de compreender, a partir das experiências de dois coordenadores pedagógicos, um de escola pública e outro de escola privada, como se configuram suas práticas e quais especificidades emergem em cada realidade. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizando entrevistas semiestruturadas com coordenadores de escolas de um município sul-mato-grossense. O estudo evidencia que este profissional ocupa um papel essencial na mediação entre gestão, professores e práticas pedagógicas, atuando como agente de formação e de promoção da qualidade do ensino. As análises revelam que o exercício dessa função varia significativamente conforme o contexto institucional, por meio dos relatos destaca-se que na escola privada o coordenador tem condições mais favoráveis para desempenhar suas atribuições, enquanto que na escola pública foi identificado fatores que limitam sua atuação, principalmente no que se refere a resolução de conflitos. Os dados coletados apresentam subsídios essenciais para conclusão do estudo.
Abstract: This study addresses the role of the pedagogical coordinator, aiming to understand, through the experiences of two pedagogical coordinators—one from a public school and the other from a private school—how their practices are configured and what specificities emerge in each context. The research adopted a qualitative, descriptive approach, conducting semi-structured interviews with coordinators from schools in a municipality in Mato Grosso do Sul. The study highlights that this professional plays an essential role in mediating between management, teachers, and pedagogical practices, acting as an agent of training and promoting the quality of education. The analyses reveal that the exercise of this function varies significantly according to the institutional context. The accounts highlight that in private schools, the coordinator has more favorable conditions to perform their duties, while in public schools, factors limiting their performance were identified, mainly regarding conflict resolution. The collected data provide essential support for the conclusion of the study.
Palavras-chave: Coordenador
Contexto Escolar
Função
Trabalho Escolar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13164
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.