Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROSANA LOPES DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-11-19T02:25:01Z-
dc.date.available2025-11-19T02:25:01Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13164-
dc.description.abstractThis study addresses the role of the pedagogical coordinator, aiming to understand, through the experiences of two pedagogical coordinators—one from a public school and the other from a private school—how their practices are configured and what specificities emerge in each context. The research adopted a qualitative, descriptive approach, conducting semi-structured interviews with coordinators from schools in a municipality in Mato Grosso do Sul. The study highlights that this professional plays an essential role in mediating between management, teachers, and pedagogical practices, acting as an agent of training and promoting the quality of education. The analyses reveal that the exercise of this function varies significantly according to the institutional context. The accounts highlight that in private schools, the coordinator has more favorable conditions to perform their duties, while in public schools, factors limiting their performance were identified, mainly regarding conflict resolution. The collected data provide essential support for the conclusion of the study.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCoordenador-
dc.subjectContexto Escolar-
dc.subjectFunção-
dc.subjectTrabalho Escolar.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleCOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: A REALIDADE ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE NAVIRAÍ/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS-
dc.description.resumoO estudo aborda sobre a atuação do coordenador pedagógico, com o objetivo de compreender, a partir das experiências de dois coordenadores pedagógicos, um de escola pública e outro de escola privada, como se configuram suas práticas e quais especificidades emergem em cada realidade. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizando entrevistas semiestruturadas com coordenadores de escolas de um município sul-mato-grossense. O estudo evidencia que este profissional ocupa um papel essencial na mediação entre gestão, professores e práticas pedagógicas, atuando como agente de formação e de promoção da qualidade do ensino. As análises revelam que o exercício dessa função varia significativamente conforme o contexto institucional, por meio dos relatos destaca-se que na escola privada o coordenador tem condições mais favoráveis para desempenhar suas atribuições, enquanto que na escola pública foi identificado fatores que limitam sua atuação, principalmente no que se refere a resolução de conflitos. Os dados coletados apresentam subsídios essenciais para conclusão do estudo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.